
O ator Gene Hackman e sua esposa, Betsy Arakawa, tiveram suas causas de morte divulgadas por autoridades de saúde do Novo México na sexta-feira (7). Hackman morreu por causa de uma doença cardíaca, enquanto Arakawa faleceu por hantavírus — marcando um caso raro da doença, que normalmente é transmitida por roedores.
A Dra. Heather Jarrell, médica legista-chefe do Escritório do Investigador Médico do Novo México, disse que Arakawa, de 65 anos, morreu por causa de uma síndrome pulmonar por hantavírus, uma “doença grave e potencialmente fatal” que afeta os pulmões, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Os investigadores relataram sinais de entrada de roedores em algumas partes da propriedade onde Hackman e Arakawa viviam, embora não tenham conseguido determinar exatamente como Arakawa contraiu o vírus.
A causa da morte de Hackman foi doença cardíaca, especificamente cardiovascular hipertensiva e aterosclerótica, caracterizada por pressão arterial elevada e acúmulo de placas nas artérias.
Como o hantavírus é contraído?
Essa família de vírus é contraída pelo contato com roedores como ratos e camundongos, segundo o CDC, que apontou que urina, fezes e saliva de roedores podem levar à infecção. Mordidas e arranhões de roedores raramente causam infecção. A Clínica Mayo informa que o principal portador dos hantavírus na América do Norte é o camundongo-veado, embora diferentes cepas da família de vírus sejam transportadas por diferentes animais.
Quais são os primeiros sinais do hantavírus?
Os primeiros sinais do hantavírus incluem sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de cabeça, dores musculares, náusea e fadiga, informou o CDC, ressaltando que os sintomas são “facilmente confundidos” com os da gripe.
Quais são os sintomas do hantavírus?
Os hantavírus podem causar duas síndromes: a síndrome pulmonar por hantavírus (HPS) e a febre hemorrágica com síndrome renal (HFRS).
A primeira síndrome, que foi a causa da morte de Arakawa, apresenta sintomas como fadiga, febre, dores musculares em grandes grupos musculares, dores de cabeça, tontura, calafrios, náusea, diarreia e dor abdominal, que podem surgir entre uma e oito semanas após a exposição a um roedor infectado. Os sintomas tardios da síndrome pulmonar por hantavírus incluem tosse, falta de ar e sensação de aperto no peito à medida que os pulmões se enchem de líquido.
Os sintomas da HFRS geralmente começam entre uma e duas semanas após a exposição e podem incluir, inicialmente, dores de cabeça intensas, dores na região lombar e abdominal, febre, calafrios, náusea e visão turva. Os sintomas tardios, segundo o CDC, incluem pressão arterial baixa, falta de fluxo sanguíneo, hemorragias internas e insuficiência renal aguda. A recuperação pode levar de várias semanas a meses.
O hantavírus é grave?
Cerca de 38% das pessoas que desenvolvem sintomas respiratórios podem morrer devido à síndrome pulmonar por hantavírus, informou o CDC. A veterinária de saúde pública do estado do Novo México, Erin Phipps, disse na sexta-feira que 42% dos casos no estado foram fatais.
O hantavírus é raro?
Sim — muito. O CDC registrou apenas 864 casos entre 1993, quando a doença começou a ser monitorada, e 2022. A maioria dos casos até 2022 foi relatada no Novo México (122), Colorado (119), Arizona (86) e Califórnia (78), segundo o CDC, que também informou que 94% das infecções por hantavírus ocorreram a oeste do Rio Mississippi.
O Novo México identificou entre um e sete casos de infecção por hantavírus em humanos anualmente até o final de 2024, segundo Phipps. A vigilância da doença começou após um surto em 1993 na região das Quatro Esquinas, onde os estados do Arizona, Novo México, Colorado e Utah se encontram.
Como o hantavírus é diagnosticado?
O CDC afirma que é difícil diagnosticar uma pessoa infectada pelo vírus nos primeiros três dias. Testes iniciais realizados antes de o vírus ser detectável são repetidos três dias após o início dos sintomas. O CDC recomenda que qualquer pessoa que suspeite estar com hantavírus procure “imediatamente um médico e mencione uma possível exposição a roedores.”
Existe tratamento para o hantavírus?
Não, não há tratamento específico para a doença, de acordo com a Clínica Mayo, que ressalta que a melhor forma de proteção dos pacientes é “evitar contato com roedores e limpar seus habitats com segurança.”
Contexto importante
As mortes de Hackman e Arakawa no mês passado foram inicialmente consideradas “suspeitas” pelas autoridades, pois os dois foram encontrados mortos juntos em sua casa.
Hackman, de 95 anos, foi encontrado caído no chão da entrada de serviço da residência, enquanto Arakawa estava deitada de lado em um banheiro, com pílulas não especificadas espalhadas sobre o balcão próximo, segundo um mandado de busca revisado pela ABC News.
As autoridades posteriormente constataram que ambos testaram negativo para envenenamento por monóxido de carbono. Os investigadores afirmaram que é provável que Arakawa tenha morrido primeiro, já que o xerife do condado de Santa Fé, Adan Mendoza, disse que Hackman provavelmente permaneceu em casa com sua esposa falecida por vários dias, ressaltando que o ator tinha Alzheimer em estágio “avançado”, o que o tornou incapaz de perceber sua morte.