Cinco maneiras de ajudar sua equipe a ser mais criativa

Adequação do tempo e do ambiente de trabalho podem otimizar as atividades cotidianas e impulsionar a imaginação

Sally Percy
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É difícil encontrar novas ideias se você não tiver tempo para pensar. E, no mundo acelerado em que vivemos atualmente, esse é um problema comum.

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Uma pesquisa recente da consultoria de inovação Lucidity identificou que a falta de tempo é a maior barreira para a inovação dentro das organizações. Mais de 82% dos participantes do estudo apontaram que a principal razão pela qual sua empresa não inova é porque as pessoas estão ocupadas demais com os desafios do dia a dia. Ou seja, dar às pessoas tempo extra para que elas pensem é uma forma de os líderes ajudarem suas equipes a serem mais criativas.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 5 maneiras simples para alavancar a criatividade dos profissionais:

  • 1. Limitar o estresse no trabalho

    Se pedirem a você para imaginar um brainstorm, o que você idealiza? Provavelmente, será um amontoado de pessoas sentadas em uma sala de reuniões rodeadas por anotações coladas nas paredes. Será que este é realmente o melhor ambiente para fomentar a criatividade? Ou seria melhor se todos os participantes estivessem sentados em volta de uma fogueira? Um estudo de 2012, feito por Ruth Ann Atchley, da University of Kansas, descobriu que um grupo de mochileiros era 50% mais criativo depois de passar quatro dias na trilha. Considere agendar o próximo brainstorm em um parque.

  • 2. Aumentar a iluminação

    De acordo com uma pesquisa conduzida por neurocientistas na Michigan State University, permanecer por muito tempo sob a iluminação fraca dos escritórios pode ser ruim para o cérebro. Durante o estudo, ratos foram expostos à luz fraca e brilhante por quatro semanas. Os cientistas descobriram, então, que os animais perderam 30% da atividade em seus hipocampos – parte do cérebro relacionada ao desenvolvimento da memória e navegação espacial. O resultado é uma má notícia, pois a pesquisa sugere que memórias ajudam a impulsionar pensamentos divergentes.

  • 3. Tirar o máximo proveito das terças-feiras

    Um estudo realizado pela Accountemps revelou que a terça-feira é o dia mais produtivo para os funcionários. Ou seja: esse é o dia perfeito para que todos eles foquem em seus projetos mais desafiadores em vez de ter o expediente todo tomado por reuniões. Por que não fazer da terça-feira um dia livre de reuniões, para que todos possam trocar e compartilhar ideias?

  • 4. Dizer não

    Ian Gilbert, autor do livro “The Compleat Thunks Book” (sem edição em português), acredita que criatividade começa com a recusa – negar-se a pensar como todas as outras pessoas. O que é difícil, uma vez que somos todos, inevitavelmente, influenciados por nossas interações e ambientes cotidianos. O que podemos fazer, na prática, é trabalhar com todas as ideias batidas que, com certeza, surgirão e continuar a dispensá-las até chegarmos a algo novo.

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  • 5. Sair do ambiente de trabalho

    Pequenos momentos de estresse por curtos períodos de tempo podem impulsionar a criatividade – designers e escritores frequentemente produzem suas melhores obras próximo ao prazo final. Já o estresse prolongado e a inovação não caminham juntos, uma vez que o cérebro sob pressão desliga sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas, passando a exercer apenas funções relacionadas ao hábito e à rotina.
    Se você quer que sua equipe corra em círculos loucamente, perseguindo seus rastros continuamente, mantenha a pressão. Mas, se esse não for o seu objetivo, é hora de tirar o pé do acelerador.

1. Limitar o estresse no trabalho

Se pedirem a você para imaginar um brainstorm, o que você idealiza? Provavelmente, será um amontoado de pessoas sentadas em uma sala de reuniões rodeadas por anotações coladas nas paredes. Será que este é realmente o melhor ambiente para fomentar a criatividade? Ou seria melhor se todos os participantes estivessem sentados em volta de uma fogueira? Um estudo de 2012, feito por Ruth Ann Atchley, da University of Kansas, descobriu que um grupo de mochileiros era 50% mais criativo depois de passar quatro dias na trilha. Considere agendar o próximo brainstorm em um parque.

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