Índia perde contato com sonda em missão à Lua

iStock
Chandrayaan-2 tentava aterrissagem “suave” ou controlada perto do pólo sul

A Índia perdeu contato com uma sonda que estava tentando pousar na Lua hoje (7), informou sua agência espacial, em um revés para os ambiciosos planos do país de se tornar o primeiro país a investigar o inexplorado pólo sul lunar. O módulo de aterrissagem da missão lunar Chandrayaan-2 estava tentando uma aterrissagem “suave” ou controlada perto do pólo sul da Lua, onde os cientistas acreditam que poderia haver água gelada. A comunicação foi perdida no momento em que estava prestes a tocar o solo.

LEIA MAIS: Jeff Bezos revela maquete de sonda espacial

“Os dados estão sendo analisados”, disse K Sivan, presidente da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (Isro), a cientistas no centro de rastreamento da agência em Bengaluru.

A sonda indiana, que estava orbitando a Lua, começou a descer para a superfície lunar, mas os cientistas perderam contato com ela durante o penúltimo estágio da descida.

Uma transmissão ao vivo da Isro, equivalente da Índia à Nasa, mostrou a crescente tensão entre os cientistas e o local ficou silencioso conforme a estação de controle buscava obter um sinal do módulo.

“Há altos e baixos na vida… O que vocês conseguiram não é uma conquista pequena”, disse o primeiro-ministro, Narendra Modi, que estava presente no centro da Isro, a cientistas depois de ser informado por Sivan.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).