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Lista Forbes Under 30 2024: Veja Destaques das 15 Categorias

Edição 126 traz a esperada lista de jovens com até 30 anos que se destacaram em seus ramos de atuação em 2024

Foto: Victor Affaro, Chico Cerchiaro e Thiago Xavier
Marcella Marcondes, Thiago Veigh, Beatriz Souza, Malu Borges e Bárbara Brito são capa da edição 126 da Forbes Brasil

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Para a Lista Forbes Under 30 2024, apresentada por Johnnie Walker e patrocinada por Singularity, as categorias consideradas foram as seguintes: Agro; Artes Dramáticas; Artes Plásticas, Fotografia & Moda; Business & Indústria; Ciência & Educação; Design; Empreendedorismo Social & Terceiro Setor; Esportes; Finanças; Gastronomia; Influenciadores & Gamers; Marketing & Publicidade; Música & Literatura; Tecnologia & Inovação; e Varejo & E-Commerce.

Em cada uma delas, foram selecionados seis nomes – com exceção de Esportes, com 12, em homenagem aos atletas e paratletas que conquistaram medalhas nos Jogos em Paris, entre julho e setembro de 2024.

Os trabalhos de pesquisa contaram com a colaboração das seguintes pessoas e entidades, a quem agradecemos: Ana Paula de Assis (editora de design), Babi Bono (consultora de criatividade, inovação e impacto); Breno Cruz (professor no curso de gastronomia da UFRJ e idealizador do Prêmio Gastronomia Preta e do Festival Gastronomia Preta); Bruno Sartori (biólogo); Cubo Itaú; Grazi Mendes (executiva tech e designer de futuros); Inovabra (ecossistema de inovação do Bradesco); Luiza Fecarotta (crítica e curadora gastronômica); Lauro Andrade Filho (CEO da DW! Semana de Design); Luiz Octávio Gonçalves Neto (especialista em Web3 e CEO da DUX), Porto Social (incubadora de iniciativas sociais); Rodrigo Almeida (designer); Rosa Moraes (presidente brasileira da lista The World’s 50 Best Restaurants); Sergio J. Mattos (designer); Tiago Mattos (futurista cofundador da Aerolito); e Victor Salles (especialista em IA, cofundador da Hekima e da Proteus Academy).

Veja os destaques das 15 categorias:

  • Foto: Lailson Santos

    AGRO

    MARCELLO TADEU DA COSTA, 23

    Marcelo nasceu e cresceu no universo do chocolate e não pretende sair dele, por uma razão simples: ele está na linha de sucessão da Cacau Show, empresa fundada por seu pai, Alexandre Costa, que saiu do nada e montou um projeto que vai do plantio de cacau à fabricação e termina em uma gigante rede de franquias, com cerca de 4.200 lojas – a maior do país, segundo a Associação Brasileira de Franchising. Marcelo se vê assumindo o cargo de CEO no futuro. “Meu pai sempre foi claro: se quisermos que o negócio continue, precisamos estar preparados para trabalhar duro e entregar resultados.” Ele conta que, desde criança, frequentava lojas. Mas iniciou oficialmente a carreira aos 18 anos, assumindo um projeto de gestão de performance no departamento de RH. “A entrega foi rápida, e logo fui transferido para a área de CRM, onde desenvolvemos o programa de fidelidade ‘Cacau Lovers’.” O projeto cresceu e se tornou um dos maiores do Brasil, com milhões de clientes cadastrados. Aos 23 anos, passou a gerente de people performance, função que une gestão de pessoas e desenvolvimento estratégico. “Sou responsável por cerca de 6 mil colaboradores diretos, incluindo fábricas, logística e lojas próprias.” Um de seus maiores desafios atuais é estruturar o projeto dos parques temáticos e hotéis da Cacau Show. “Quero continuar construindo algo que vá além de nós, criando valor para milhares de pessoas.”

  • Foto: Chico Cerchiaro

    ARTES DRAMÁTICAS

    VALENTINA HERSZAGE, 26

    Ela chamou a atenção do grande público ao interpretar Veroca, filha de Eunice, papel de Fernanda Torres no longa Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. Bem antes disso, porém, já sabia que seria cantora ou atriz. Dos 5 aos 17 anos, praticou dança, sapateado, teatro, canto e circo. “Sempre fui artista e sabia que trabalharia nessa área.” Estava certa. Agora, Valentina protagoniza o filme As Polacas, de João Jardim, pelo qual ganhou o prêmio de melhor atriz no Arfecine (Festival Internacional de Cinema Religioso) e no Festival Internacional de Cine de Punta del Leste. Recentemente, atuou em A Batalha da Rua Maria Antonia, de Vera Egito, e em O Mensageiro, de Lúcia Murat, entre outros, como Homem Onça, Álbum em Família e Raquel 1:1 – este último filme esteve no Festival de cinema de Guadalajara e Valentina ganhou o prêmio de melhor performance no festival North Bend Film Fest (Washington). Na televisão, ela fez as novelas Pega Pega e Elas por Elas (Rede Globo) e atuou na série Fim, de Fernanda Torres, além de dar vida à jovem Hebe Camargo, na série Hebe. No teatro, fez o musical Lazarus, de Felipe Hirsch. “Não me surpreende que ela esteja crescendo cada vez mais na profissão. Valentina tem um rosto cinematográfico, uma presença única e se coloca em cena de forma precisa. Ela é um animal do cinema e espero trabalhar com ela muitas outras vezes”, diz a diretora Vera Egito.

  • Foto: Victor Affaro

    ARTES PLÁSTICAS , FOTOGRAFIA & MODA

    MARIA CAROLINA KLAUMANN, 23

    Eleita Modelo Revelação do Fashion Media Awards 2024, a jovem de Aurora, município de Santa Catarina com menos de 6 mil habitantes, viu seu sonho de ser modelo se tornar realidade de forma surpreendente. “Sempre tive vontade de ser modelo, mas não imaginei que fosse possível, ainda mais por viver em uma cidade tão pequena.” Até pouco mais de três anos atrás, planejava cursar direito após concluir o ensino médio. Porém, em 2021, uma maquiadora a indicou para uma agência de modelos em Balneário Camboriú. Vinte e quatro horas após o primeiro contato, já estava em São Paulo, onde planejava ficar por apenas três dias – mas de onde nunca mais se mudou. Agenciada pela Mega Model Brasil e pela The Lions (EUA), já estampou capas de revistas renomadas, como Vogue, V Magazine, Bazaar Brasil e The Perfect Magazine, do New York Times. Em setembro de 2024, foi agraciada com o prêmio de Modelo Revelação do Ano no Fashion Media Awards, evento realizado em Nova York e apresentado por Rihanna, recebendo o prêmio das mãos de Stella Maxwell. Além de sua carreira como modelo, é apresentadora da websérie Nova Geração da Moda Brasileira, da Vogue, que visitou 15 ateliês de designers regionais em cinco estados brasileiros. “Aprendi que a moda é cultura e identidade e precisa ser valorizada.” Ela também tem cerca de 1 milhão de seguidores, a maioria no TikTok.

  • Foto: Victor Affaro

    BUSINESS E INDÚSTRIA

    MATEUS VITORIA OLIVEIRA, 30

    Filho de costureira e caminhoneiro, em Viana (ES), ele já foi assistente mecânico, lavador de carro, carregador de caminhões e, aos 17 anos, iniciou carreira em indústria do ramo de construção. Em três anos, Mateus passou de estagiário a gestor. Aos 20, em 2015, decidiu criar a própria empresa, a Private Construtora. Hoje, aos 30, segue como CEO e sócio de Gabriela Oliveira, 28 anos. Sua carreira foi inspirada na edição número 1 da Forbes no Brasil, que trazia Jorge Paulo Lemann e Eike Batista, entre outros. “Li a história de cada um dos bilionários, fiz um paralelo, vi que a maioria investia em imóveis, tive um insight: começar a construir para pessoas como eles”, diz. Deu certo. Seus negócios somaram R$ 1,1 bilhão em 2024, crescimento de 444% ante o ano anterior. “Depois da experiência inicial, foquei em obras corporativas, logísticas, industriais e petrolíferas. Já reformamos e construímos mais de um milhão de metros quadrados em todo o Brasil.” Recentemente, Mateus conta que adquiriu dois terrenos, que totalizam 1,5 milhão de metros quadrados, em Serra (ES), por R$ 378 milhões, onde planeja erguer um complexo logístico. “Será o maior em área bruta locável do país. Vou lançá-lo na NRF Retail’s Big Show, a maior feira de varejo do mundo, que acontece em Nova York. Será um investimento total de quase R$ 2 bilhões.”

  • Foto: Victor Affaro

    CIÊNCIA & EDUCAÇÃO

    CAROLINA, 25, E PAULO ZEITUNLIAN, 29

    Por trás do crescimento de um dos maiores players do mercado de reprodução humana no Brasil, a Spectrun Bio Engenharia Médica Hospitalar, está uma dupla que une tradição e inovação: os irmãos Paulo Zeitunlian Neto e Carolina Zeitunlian. Desde que assumiram posições de liderança na empresa, fundada pelo pai em 1985, a guiam rumo a novos patamares – a estimativa é fechar 2024 com R$ 110 milhões em faturamento. Paulo começou cedo, aos 15 anos, movido pela vontade de aprender. “Pedi para trabalhar na empresa. Comecei no estoque e fui passando por todas as áreas até chegar à direção geral.” A Spectrun iniciou-se como uma assistência técnica, depois se expandiu para comercialização de equipamentos e insumos. Em 2018, o fundador começou a passar o bastão da gestão aos filhos. Enquanto Paulo é o braço técnico e estratégico da operação, Carolina trouxe novidades para as áreas de marketing e gestão de pessoas – são 60 no quadro de funcionários. “Entrei na empresa trazendo uma visão de fora e me conectei com o propósito.” O mercado de reprodução humana está em expansão no Brasil, que já realiza cerca de 60 mil ciclos reprodutivos por ano, segundo o Sistema Nacional de Produção de Embriões (Sisembrio). A popularização do congelamento de óvulos, viabilizado por políticas de benefícios corporativos e maior acesso à informação, é uma das apostas dos irmãos para a expansão dos negócios.

  • Foto: Adriano Damas

    DESIGN

    PIETRO E BRUNO BACCHI, 27

    Prestes a assumir a terceira geração do clã, os irmãos gêmeos Bruno e Pietro Bacchi já estão deixando sua marca no universo do design, colaborando com um processo de expansão que inclui a abertura de novas lojas nos Estados Unidos e a incorporação de edifícios sob o selo da grife moveleira. Milimetricamente preparados pelo pai, Paulo Bacchi, responsável pela internacionalização da label que se tornou líder em mobília de alto padrão no sul dos EUA, eles seguem o legado iniciado 50 anos atrás pelo avô, Albino, hoje um império que inclui mais de 20 lojas em todo o país e no exterior, mostras prestigiadas e licenciamentos de lifestyle. Nascidos no Brasil e com business degree pela University of Miami, nos últimos seis anos passaram por diversos departamentos da indústria – incluindo o parque fabril em Iperó, interior paulista, com mais de 130 mil metros quadrados. Em setembro de 2024, a dupla inaugurou a primeira flagship da Artefacto em Manhattan, espaço de cerca de 1.500 metros quadrados no número 149 da Madison Avenue. “É com imenso orgulho que damos continuidade ao legado de excelência em mobiliário criado pelo nosso avô e expandido pelo nosso pai”, diz Bruno. “Como manufaturamos 100% das nossas coleções, todas defendendo a originalidade e integridade do desenho, na Artefacto mantemos total controle sobre a qualidade do produto”, endossa Pietro.

  • Foto: Desirée Ferreira

    EMPREENDEDORISMO SOCIAL & TERCEIRO SETOR

    RENATA KOCH ALVARENGA, 28

    Testemunha regular de como eventos extremos causados pelas mudanças climáticas podem devastar uma região, a gaúcha Renata Koch Alvarenga começou a levar esse tema a sério graças à sua mãe, envolvida em trabalhos voluntários em comunidades vulneráveis. “Meu ponto de virada aconteceu aos 18 anos; eu já cursava relações internacionais. Entendi que poderia estar presente nos espaços de tomada de decisão.” A partir daí, o ativismo climático de Renata a levou para a COP21 (assinatura do Acordo de Paris em 2015), ao MIT e a um trabalho no Consulado- Geral Britânico no Rio de Janeiro. “Compreendi que a crise climática tem um impacto desproporcional em grupos mais vulneráveis na sociedade, incluindo mulheres e meninas, sobretudo em países em desenvolvimento.” Então, aos 22 anos, ela fundou a EmpoderaClima, primeira organização da juventude no Brasil dedicada à ação climática com enfoque específico na igualdade de gênero. Em parcerias com a ONU Mulheres, o Unicef e a ONU Clima, a EmpoderaClima já alcançou mais de 15 mil pessoas com programas de educação climática, eventos internacionais e iniciativas digitais. “Nos tornamos uma referência não só na educação e capacitação climática, mas como uma organização que influencia políticas públicas e que garante que as vozes das jovens mulheres sejam ouvidas nos espaços de decisão mais importantes.”

  • Foto: Victor Affaro

    ESPORTES

    BEATRIZ SOUZA, 26

    Uma verdadeira loucura divertida. Assim a judoca Bia Souza descreve o momento que vive após conquistar a medalha de ouro na Olimpíada de Paris, na categoria até 78 kg, além do bronze na competição por equipes mistas. “Literalmente, tudo mudou da noite para o dia: os treinos, os eventos, o reconhecimento. Está sendo muito divertido, porque é um mundo novo, mas estou adorando, especialmente quando me dizem que alguém, ou até mesmo uma criança, começou a praticar judô por minha causa”, diz a paulista de Itariri, criada em Peruíbe e que treina no Esporte Clube Pinheiros. Paris provou para Bia que dedicação e resiliência trazem resultados. Embora ainda curta as conquistas, ela já foca na temporada de 2025. “Tenho várias competições importantes, incluindo o Campeonato Mundial. Vou em busca de mais um grande desempenho.” O ciclo olímpico de Los Angeles-2028 também começa a tomar forma em seus planos. Fora dos tatames, Bia gosta de passar tempo com a família, assistir a séries, dormir e brincar com seu cachorro da raça American Bully, Danbi (união do início dos nomes do casal: Daniel e Bia). A Wikipédia a descreve como judoca, sargento do exército e campeã olímpica. Mas quem é, de fato, Bia Souza? Ela responde: “A Bia vai sempre ser uma menina/mulher sonhadora, que sonha alto, se dedica ao máximo e ama profundamente a sua família!”.

  • Foto: Victor Affaro

    FINANÇAS

    MARCELLA COSELLI MARCONDES, 30

    Nascida em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, Marcella Coselli Marcondes tem apenas um empregador em sua carteira de trabalho: o banco de investimentos BR Partners. Fundado em 2008 como uma boutique de fusões e aquisições pelo banqueiro Ricardo Fleury Lacerda, a instituição financeira é um dos maiores bancos de atacado do Brasil. Além das fusões e aquisições, faz gestão de fortunas e operações de mercado de capitais, como emissão de dívida e lançamento de ações para empresas. “Sempre tive facilidade com esses assuntos”, diz Marcondes. A executiva conheceu o mercado em 2013, quando se mudou para São Paulo para estudar na Fundação Getulio Vargas. Passando da teoria para a prática, ela começou no banco como estagiária em 2016, aos 21 anos. Quatro anos depois, recebeu o convite para se tornar sócia. É a mais jovem entre os atuais 35 sócios da instituição. É fácil entender o motivo. Nos últimos nove anos, Marcondes realizou 126 transações, permitindo que empresas e fundos de investimento captassem cerca de R$ 18 bilhões em dívidas, fundos de crédito (FIDC) e fundos imobiliários. Deu muito trabalho e custou alguns sacrifícios. “Perdi alguns momentos importantes da minha família, pois não podia me ausentar do banco”, diz ela. “Mas não me arrependo; olhando para trás, vejo o quanto o banco cresceu e o quanto eu cresci nesse período.”

  • Foto: Thiago Xavier

    GASTRONOMIA

    RICARDO R. SECHIS, 28 LUCAS PORTO, 27

    A veia empreendedora é pulsante na vida de Ricardo e Lucas desde a adolescência em Brasília. O primeiro, inspirado pela marca de carnes premium da família, a Beef Passion, começou vendendo espetinho na porta da escola aos 16 anos e montou um clube de carnes. Já Lucas criou aos 18 um projeto social de tênis para crianças, seguido de uma rede de hortifruti. “Apesar do sucesso, me sentia sozinho. Não conhecia ninguém da minha faixa etária que vivia uma vida semelhante à minha”, lembra ele sobre o momento em que conheceu Ricardo, apresentados por um amigo em comum. O clique foi imediato, e logo uma ideia de negócio virou realidade no fim de 2019 com a união de expertises dos dois: a Ricco Burger. Hoje uma das hamburguerias premium favoritas da capital federal, a rede tem oito lojas e faturou R$ 21 milhões em 2024. O foco são as carnes da melhor qualidade – moídas diariamente no açougue próprio – e ingredientes artesanais. “Eu sou o coração, e o Lucas é a cabeça do negócio”, sintetiza Ricardo. Já engatilhados para expandir em São Paulo, BH e Rio nos próximos três anos, a meta é até 2029 chegar aos EUA, onde Lucas estuda economia na Universidade de Columbia. Iniciativas sociais também são rotina na Ricco, especialmente no apoio a mulheres presidiárias, capacitadas pela empresa por meio do projeto A.M.E. (Ame Mulheres Esquecidas).

  • Foto: Chico Cerchiaro

    INFLUENCIADORES & GAMERS

    MALU BORGES, 27

    Em outubro de 2024, a influenciadora Malu Borges ganhou novo destaque na mídia. O investimento de R$ 1 milhão marcava sua entrada no segmento de wellness e bem-estar. O aporte, totalmente de recursos próprios, possibilitou a chegada da Soon ao mercado, desenvolvida em parceria com os sócios Phillipe Angeli, Enzo Moreira, Gabriel Delgado e João Leão. Com mais de 2,5 milhões de seguidores somente no Instagram e quase 6 milhões no TikTok, Malu Borges vem deixando sua marca em vários segmentos. Já colaborou com nomes como Prada, Gucci e Dior. Também lançou uma coleção com a Schutz e foi escolhida para apresentar a chegada da espanhola Loewe no Brasil, com sua primeira loja física. “Quando olho para minha carreira, sinto que grande parte do que me trouxe até aqui foi minha conexão comigo mesma. Investir em bem-estar me faz sentir completa e me dá a garra para correr atrás das outras áreas da minha vida”, diz Malu. Para ela, ser uma inspiração é motivo de muita responsabilidade, mas também de orgulho. “Eu me inspiro na vontade de fazer as pessoas se sentirem melhores, ainda mais no mundo da moda, onde existe uma pressão muito grande. Então, antes de falar sobre corpo ou alimentação, sempre me engajei em falar com meus seguidores sobre a importância de se sentir bem – que, para mim, é o mais importante.”

  • Foto: Victor Affaro

    MARKETING & PUBLICIDADE

    BÁRBARA BRITO NOVAES, 30

    No ano em que completa 30 de idade, Bárbara Brito Novaes assumiu a presidência do Jantar Preto, projeto em parceria com a L’Oréal Luxe, lançado por Kevin David e Levis Novaes (ambos Under 30). O movimento da empreendedora e criadora de conteúdo é simbólico na medida que celebra e traz visibilidade para a diversidade no marketing. Após construir uma carreira internacional, Bárbara retornou ao Brasil e se consolidou como referência ao compartilhar conteúdos sobre carreira, negócios e empreendedorismo nas redes sociais. Top Voice no LinkedIn e premiada em várias iniciativas, segue ampliando sua influência ao unir moda, negócios e empoderamento. Além da carreira corporativa, é investidora e estrategista de negócios, possui iniciativas como a loja de roupas Diosa e o laboratório de comunicação Mequelab, onde atende Arezzo e Anitta. “Como empreendedora, aprendi que o caminho não é linear e que coragem é tão importante quanto estratégia. Empreender é sobre liberdade, mas também sobre disciplina. É entender que errar faz parte, mas persistir é o que realmente nos diferencia.” Para Bárbara, é importante olhar além dos limites e expectativas das outras pessoas. “Seja dona da sua narrativa, mesmo que ela pareça improvável. O sucesso que você espera só vem para quem está disposto a recomeçar quantas vezes forem necessárias.”

  • Foto: Thiago Xavier

    MÚSICA & LITERATURA

    THIAGO VEIGH, 24

    Há alguns anos, Thiago Veigh da Silva trabalhava com telemarketing ouvindo reclamações de consumidores descontentes. Hoje, ele faz feliz as milhões e milhões de pessoas que buscam suas músicas para ouvir o que ele tem a dizer. Antes de se tornar fenômeno musical, ele trabalhou como vendedor de roupas na Rua 25 de Março (SP) e foi garçom. Mas foi o sobrenome diferente que sempre fez com que ele achasse que seria conhecido. Tentou a carreira de jogador de futebol, mas foi fazendo música entre amigos que ele marcou um golaço. Os números na nova profissão impressionam. Com mais de 6,4 milhões de seguidores no Instagram e 1,4 bilhão de views no YouTube, ele é o nome da vez no trap. Em apenas dois anos de carreira, Veigh já é o 12º artista mais tocado no Brasil e já se apresentou em festivais como The Town, Virada Cultural e Rock in Rio. O paulistano nascido na Cohab de Itapevi acumula mais de 10,2 milhões de ouvintes mensais no Spotify e 4 bilhões de plays totais. Novo Balanço, do álbum Dos Prédios Deluxe, é a música mais tocada na história do gênero no país, com mais de 495 milhões de plays. Entre suas maiores inspirações na carreira estão Pharell Willian e Seu Jorge. Em 2025, ele tira do forno Eu Venci o Mundo. “Acho que ainda existe um bom território para explorar no Brasil, mas ainda sonho com uma carreira internacional.”

  • Foto: Thiago Xavier

    TECNOLOGIA & INOVAÇÃO

    LUIZA MARQUES, 26

    Nascida em São Paulo, Luiza se mudou com a família para Saint Louis (Missouri) aos 7 anos. Um de seus pontos turísticos favoritos na cidade era a fábrica da Budweiser. “Sempre que visitávamos, eu falava para minha mãe que trabalharia lá quando crescesse.” Quase 20 anos depois, Luiza é head de vendas e crescimento da BEES, braço de e-commerce e serviços digitais B2B da AB InBev. Para a felicidade da jovem, a empresa comprou a concorrente norte-americana Anheuser-Busch, dona da Budweiser, em 2008. Antes de ingressar no programa global de trainee da organização – escolhida entre mais de 120 mil candidatos –, ela conquistou uma bolsa de 90% para cursar o ensino superior na University of South Florida. Em seguida, aos 19 anos, fez um intercâmbio integral na University of Nottingham, na China. As conquistas anteriores foram apenas um ponto de partida para a verdadeira virada de chave na vida de Luiza: a criação do Sponsored Tasks. O recurso possibilita que outras instituições comprem uma “cota de tempo” dos vendedores da companhia. Dessa forma, os representantes podem levar outros produtos aos pontos de venda Brasil afora. Em menos de dois anos, esse é o projeto de monetização mais relevante da plataforma BEES. “Hoje, grandes indústrias compram milhões de reais em tarefas patrocinadas. Mas no começo foi difícil, eu ouvi de pessoas importantes que não seria possível.”

  • Foto: Victor Affaro

    VAREJO & E-COMMERCE

    GABRIELLA GOLDENSTEIN, 30

    A vocação empreendedora da soteropolitana Gabriella Goldenstein veio da família. Seu pai é engenheiro e trabalha com construção civil. Gabriella lançou sua empresa aos 26 anos. Durante seus estudos na Universidade de Miami, ela percebeu o consumo dos chamados shots de imunidade. São pequenas doses de bebida, em geral água, limão e outros ingredientes naturais. Ingeridas normalmente de manhã ou antes de atividades físicas, essas bebidas baseiam-se nos princípios das medicina oriental e ayurvédica. “Como não havia nada parecido no Brasil, achei que havia uma oportunidade.” Se não havia, apareceu: logo após o lançamento do Morning Shot, inicialmente apenas no sabor limão, veio a pandemia. “De repente, todo mundo estava falando em imunidade”, diz ela. A empresa, denominada Sublyme Alimentos, cresceu e deve faturar R$ 25 milhões em 2024. “O faturamento literalmente dobrou a cada ano”, diz ela. Só em 2024, foram lançados outros sabores: melancia e tangerina. No fim de 2022, a Caffeine Army, pioneira em produzir bebida energética à base de café, adquiriu 70% das ações da Sublyme. Em 2024, Gabriella afastou-se do dia a dia das operações e permaneceu no conselho, ajudando a formular as estratégias para a companhia e a escrever uma newsletter sobre desenvolvimento pessoal e autoconhecimento que tem cerca de 170 mil inscritos.

Foto: Lailson Santos

AGRO

MARCELLO TADEU DA COSTA, 23

Marcelo nasceu e cresceu no universo do chocolate e não pretende sair dele, por uma razão simples: ele está na linha de sucessão da Cacau Show, empresa fundada por seu pai, Alexandre Costa, que saiu do nada e montou um projeto que vai do plantio de cacau à fabricação e termina em uma gigante rede de franquias, com cerca de 4.200 lojas – a maior do país, segundo a Associação Brasileira de Franchising. Marcelo se vê assumindo o cargo de CEO no futuro. “Meu pai sempre foi claro: se quisermos que o negócio continue, precisamos estar preparados para trabalhar duro e entregar resultados.” Ele conta que, desde criança, frequentava lojas. Mas iniciou oficialmente a carreira aos 18 anos, assumindo um projeto de gestão de performance no departamento de RH. “A entrega foi rápida, e logo fui transferido para a área de CRM, onde desenvolvemos o programa de fidelidade ‘Cacau Lovers’.” O projeto cresceu e se tornou um dos maiores do Brasil, com milhões de clientes cadastrados. Aos 23 anos, passou a gerente de people performance, função que une gestão de pessoas e desenvolvimento estratégico. “Sou responsável por cerca de 6 mil colaboradores diretos, incluindo fábricas, logística e lojas próprias.” Um de seus maiores desafios atuais é estruturar o projeto dos parques temáticos e hotéis da Cacau Show. “Quero continuar construindo algo que vá além de nós, criando valor para milhares de pessoas.”

*Colaboraram Allex Colontonio, Dafne Sampaio, Daniela Giuntini, Kátia Lessa e Paola Carvalho

Retouch e ilustração: Marcelo Calenda

Beleza: Gabrielle Cardoso, Natália Andrade e Renan Tava