TikTok ganha força e supera Facebook e Instagram

Getty Images
A plataforma TikTok permite que seus usuários gravem vídeos para compartilhar com os amigos

Foi-se o tempo em que Facebook e Instagram reinavam absolutos no universo das mídias sociais. Agora quem dá as cartas é o TikTok. Criado na China em 2016 pela startup ByteDance, o aplicativo baseou sua existência em vídeos curtos e divertidos. Em 2019, tornou-se um fenômeno global e conquistou inúmeras celebridades. Até o jornal “The Washington Post” entrou na onda.

Com 1,65 bilhão de downloads na App Store e na Google Play Store, o TikTok se tornou o terceiro app mais baixado do mundo na categoria “não jogos”, segundo relatório da SensorTower Analytics. Essa colocação o deixou à frente do Face e do Insta, ficando abaixo apenas de WhatsApp e Messenger.

VEJA TAMBÉM: Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, e fique por dentro de tudo sobre empreendedorismo

É a primeira plataforma chinesa a atingir tal nível de relevância global e o único aplicativo entre os cinco mais baixados do mundo que não pertence ao conglomerado de Mark Zuckerberg. Como resposta ao surgimento do novo protagonista, o Facebook lançou no ano passado o app Lasso, e o Instagram adicionou o recurso Cenas, ambos com um funcionamento bem parecido com o da rede social chinesa.

A empresa pretende manter a relevância apelando para as funcionalidades que o público jovem pode tirar da plataforma. “Com conteúdos de comédia, maquiagem, esportes, jogos e decoração, o TikTok apresenta uma gama diversificada de conteúdos inovadores”, afirma o community manager do aplicativo, Rodrigo Barbosa. “O foco é sempre oferecer novos recursos e criar ambientes mais criativos para as pessoas se expressarem.”

Getty Images
Com 1,65 bilhão de downloads, o TikTok se tornou o terceiro app mais baixado do mundo na categoria “não jogos”

No ano passado, a companhia arrecadou globalmente US$ 176,9 milhões, quantia que representa 71% de sua arrecadação total desde 2012. Sua empresa-mãe, ByteDance, é avaliada em US$ 75 bilhões pela CB Insights – o que faz dela a startup mais valiosa do mundo.

Em território brasileiro, a rede social tem se empenhado em fortalecer sua presença. Uma das campanhas desenvolvidas no país neste ano foi o patrocínio do camarote e do trio elétrico da cantora Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador. “Estamos trabalhando próximo de nossos criadores de conteúdo e parceiros para criar uma comunidade divertida, positiva e abrangente”, finaliza Barbosa.

Reportagem publicada na edição 76, lançada em abril de 2020

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).