As ações da Nvidia dispararam mais de 9% na quinta-feira (24), aproveitando um rali impressionante conforme sua previsão robusta para receita reforçava a confiança dos investidores no “boom” da demanda por chips devido à inteligência artificial.
O aumento se traduziu em um acréscimo de cerca de 218 bilhões de dólares em valor de mercado no dia, de acordo com dados da LSEG, o segundo maior ganho de capitalização de mercado em um único dia na história de Wall Street.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
“As empresas continuam aumentando as suas despesas de capital, especialmente as big techs, para acompanhar essa tecnologia revolucionária, e a Nvidia é de longe a maior beneficiária”, disse Josh Gilbert, analista de mercado da eToro.
A Nvidia também anunciou um desdobramento de ações de 10 por 1 e aumentou seu dividendo trimestral em 150% na quarta-feira, à medida que a demanda por seus chips de última geração continua a exceder a oferta. Esses chips alimentam praticamente todas as aplicações de IA, incluindo o ChatGPT, da OpenAI.
Já sendo a terceira empresa mais valiosa do mundo, o ganho de valor de mercado da Nvidia nesta quinta-feira foi quase o equivalente ao valor total da Adobe. O aumento ficou atrás apenas do seu próprio salto de 277 bilhões de dólares em valor de mercado ocorrido em fevereiro, no dia seguinte à divulgação de um balanço anterior.
As ações da Nvidia fecharam em US$ 1.037,99, acima da marca de US$ 1.000 . Seus papéis acumulam alta de quase 110% em 2024, após mais que triplicarem no ano passado.
Os ganhos da Nvidia nesta quinta-feira resistiram a uma desaceleração mais ampla no mercado de ações como um todo, com o S&P 500 caindo 0,7% no dia, enquanto as outras seis das “Sete Magníficas” megacaps fecharam no vermelho.