Governo Suspende Financiamentos Rurais Subsidiados do Plano Safra 2024/2025

20/02/2025

Linhas de crédito estão fechadas aos produtores

 

 

O Ministério da Fazenda determinou a suspensão das novas contratações de financiamentos rurais com equalização de taxas de juros no âmbito do Plano Safra 2024/2025. A decisão foi oficializada por meio do Ofício Circular SEI nº 282/2025/MF, assinado pelo secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron de Oliveira, e encaminhado às instituições financeiras responsáveis pela concessão do crédito rural.

De acordo com o documento, a medida entra em vigor a partir de amanhã, 21 de fevereiro, e permanecerá válida até nova deliberação. A única exceção são as linhas de financiamento do Pronaf Custeio, conforme previsto na Portaria MF nº 1.138, de 10 de julho de 2024.

Leia também

Forbes Agro
CNA Pede Aumento de 25%, o Que Daria um Plano Safra de R$ 594 Bi
Forbes Agro
Governo Quer Manter Juros de Um Dígito no Próximo Plano Safra, Diz Fávaro
Forbes Agro
“Se o Plano Safra Vier com as Mesmas Condições de 2024/25, Já Podemos Considerar Um Alívio”, Diz Diretor da Valtra

Motivos da suspensão

A suspensão ocorre em função da revisão dos gastos com a equalização de taxas de juros, realizada pela Secretaria de Política Econômica (SPE/MF). Segundo o Ministério da Fazenda, novos parâmetros econômicos indicaram uma elevação significativa das despesas com a equalização, impactadas pelo aumento dos índices econômicos que compõem os custos das linhas de financiamento.

O ofício explica que a atualização das estimativas de gastos para 2025 resultou em um “aumento relevante dos gastos devido à forte elevação dos índices econômicos”, o que pressionou a confecção do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025, ainda em tramitação no Congresso Nacional.

Diante desse cenário, e considerando que a Proposta de Lei Orçamentária para o exercício de 2025 ainda não foi aprovada, o governo decidiu “determinar a suspensão” dos novos financiamentos subsidiados pelo Tesouro Nacional.

Impacto no setor

A decisão pode afetar produtores rurais que dependem do crédito subsidiado para custear operações, investimentos e expansão da produção agrícola. O Plano Safra 2024/2025 foi lançado com a promessa de garantir recursos acessíveis ao setor agropecuário, mas a reavaliação dos gastos levanta incertezas sobre a continuidade dos financiamentos.

A suspensão ocorre em um momento de expectativas elevadas do agronegócio em relação ao financiamento de suas atividades. Com a necessidade de revisão dos custos orçamentários, o setor aguarda definições do governo sobre a alocação de recursos para o próximo ciclo agrícola.

A Forbes enviou ao Ministério da Fazenda alguns questionamentos que serão colocados aqui assim que forem atendidos.

Escolhas do editor

Escolhas do editor
Quais São as Cidades Mais “cripto-friendly” do Mundo?
Escolhas do editor
Apagões Tornam-se Frequentes e Colocam Países em Alerta; o Brasil Corre Risco?
Escolhas do editor
O Melhor Uísque do Mundo Segundo a London Spirits Competition de 2025