14 coisas que você deveria fazer durante o horário de almoço

Especialistas explicam como um profissional deve planejar e valorizar ao máximo o período de descanso

Redação
Compartilhe esta publicação:

Um antigo ditado diz que o tempo de comer é sagrado. No entanto, na correria do dia a dia atual, é cada vez mais comum ver o horário de almoço ser encurtado ou usado para outras atividades. As coisas que você faz durante este período não só podem afetar o seu nível de produtividade no trabalho como também trazer benefícios (ou malefícios) para a saúde física e mental, dentro e fora do escritório.

Acessibilidade


MAIS DICAS: 10 dicas para melhorar a sua relação com colegas de trabalho

Para aproveitar o tempo da melhor forma, é preciso tomar algumas atitudes, como usufruir de cada segundo que você tem, seja seu intervalo de 1h ou 1h30. “O horário de almoço não pode ser feito em 10 minutos”, afirma a especialista em carreiras e escritora Alexandra Levit. As empresas têm entendido cada vez mais que este tempo deve ser respeitado – você também precisa entender isso.

Veja na galeria de fotos 14 sugestões de como aproveitar o horário de almoço da melhor forma:

  • Faça planos

    “Não desperdice o seu horário de almoço apenas pelo fato de fazer parte do seu tempo livre”, afirma Lynn Taylor, especialista em carreiras. De acordo com ela, o tempo é um recurso que não se renova e, por isso, devemos planejar bem os nossos momentos livres de trabalho para fazê-los render melhor.

    Para o palestrante internacional de negócios Michael Kerr, é preciso também planejar as atividades que virão após o almoço. “É preciso organizar previamente a sua agenda de eventos no período da tarde. Com tudo agendado,você saberá o que priorizar, e isso aumentará a sua produtividade durante o resto do dia.”

  • Não encurte o seu horário de almoço

    O almoço deve ser uma prioridade para os funcionários já que, provavelmente, ele será o único momento que o profissional terá para descansar durante o seu dia de trabalho.

    “O horário de almoço não pode ser tirado em 10 minutos. É preciso reservar um tempo que envolva uma real quebra na realização de tarefas, sem checar e-mails e manter a mente em assuntos de trabalho durante ointervalo”, argumenta Alexandra.

  • Mude de ambiente

    “Manter-se na mesa durante o horário de almoço é uma das últimas coisas que eu recomendaria a um profissional”, explica o coach de carreiras Michael Kerr. Ele sugere que todo funcionário reserve um tempo para ‘tomar um ar’ e sair para uma pequena caminhada durante o horário do almoço. Só assim você consegue tirar a mente do trabalho e descansar o corpo devidamente.

  • Coma

    “Não tente ser um super-herói e passar horas sem comer para provar o trabalhador exemplar que você é”, afirma Lynn. Para o especialista, as consequências virão a longo prazo, em forma de falta de concentração, dores de cabeça e sérios prejuízos à saúde, que, com certeza, irão atrapalhar no rendimento profissional.

  • Anúncio publicitário
  • Aproveite a sua refeição

    O que você come durante o seu horário de almoço deve ser algo que faça bem. “Se você gosta de frequentar determinado restaurante ou aprecia muito algum prato de comida, procure investir nessas refeições pelo menos uma vez por semana, pois estes pequenos momentos de prazer são capazes de melhorar o dia de um profissional”, sugere Michael Woodward, doutor em psicologia organizacional.

    Considere refeições leves e saudáveis que não prejudiquem o bem-estar e a saúde.

  • Aproveite o seu horário para realizar tarefas pessoais

    “Se você não consegue lidar com certos compromissos pessoais durante o seu expediente de trabalho, talvez o seu horário de almoço possa ser útil”, afirma Lynn. Para a especialista, se você montar uma estratégia bem planejada, é possível que algumas de suas tarefas, como ir ao correio ou ao banco, se encaixem dentro deste período.

    No entanto, é preciso tomar cuidado para não se esquecer de todos os benefícios que uma boa pausa do trabalho pode oferecer para o seu rendimento no escritório e acabar agendando compromissos demais durante a sua hora de almoço.

  • Use o seu tempo livre para interagir com pessoas novas

    “Nossa rotina dentro do ambiente de trabalho pode tornar-se tão comum e habitual que nos esquecemos de investirum tempo para conhecer mais a fundo os profissionais com quem convivemos diariamente”, afirma Woodward.

    De acordo com o especialista, quando nós não sabemos muito sobre os nossos colegas de trabalho, a relação que mantemos com eles pode ser dificultada. Portanto, é fundamental que um profissional utilize os horários de descanso, como o período de almoço, para tentar conhecer melhor as pessoas com quem ainda não tem muito contato no trabalho.

  • Passe mais tempo com amigos

    “Se você tem um amigo que trabalha perto do seu escritório, tente encontrá-lo para almoçar sempre que possível”, sugere Woodward. É preciso manter em mente que o seu trabalho é tão importante quanto os seus momentos de prazer e que, por isso, um profissional deve investir seus períodos de descanso para sair da rotina de trabalho e se divertir um pouco. “Isso afetará diretamente o humor e o rendimento do funcionário quando este voltar ao trabalho”, conclui.

  • Elabore um sistema para a sua ausência

    Um sistema bem planejado para lidar com o período em que passa fora do ambiente de trabalho fará com que os seus colegas e clientes saibam em qual momento você estará ausente e quando poderão te contatar para tratar de negócios. Assim, você poderá almoçar com tranquilidade, sem ser interrompido ou ficar preocupado com assuntos de trabalho.

  • Invista em atividades que ajudam a renovar as energias

    “Durante o seu horário de almoço, procure sair para se exercitar e invista na prática de atividades que proporcionem o seu bem-estar”, diz Woodward. Caminhada ou momento de meditação ao ar livre podem fazer toda a diferença no seu retorno ao escritório e na forma como você lidará com seus compromissos profissionais.

  • Mantenha outros relacionamentos profissionais fora do ambiente de trabalho

    Mesmo que você esteja satisfeito com o seu trabalho, invista em manter relacionamentos profissionais externos. De acordo com Anita Attridge, líder em treinamentos de carreira, usar o seu tempo livre para manter contato com pessoas que podem te oferecer futuras oportunidades de trabalho pode ser a chave para o seu sucesso.

    “O almoço pode ser um excelente momento para construir boas relações profissionais e se mostrar disponível paranovas oportunidades de carreira”, afirma a especialista.

  • Não se prenda à rotina

    “É normal que nós criemos hábitos no nosso cotidiano, mas talvez você deva considerar desprender-se da sua rotina de vez em quando”, sugere Kerr. O horário de almoço é o momento perfeito para considerar a prática dessas mudanças. “Variar no cardápio, na escolha de restaurantes ou até mesmo nas companhias é um ótimo exercício para desprender-se da rotina de trabalho e conseguir renovar as energias.”

  • Evite aparelhos tecnológicos

    Tente manter-se longe do seu celular, computador e tablet durante o horário do almoço. “Dê descanso à sua mente a aos seus olhos”, diz Alexandra Levit, consultora de carreiras.

    Para a especialista, a maioria dos trabalhos requer que o profissional fique conectado aos seus aparelhos tecnológicos durante o dia todo, mas, segundo ela, isso deve ser evitado pelo menos durante o horário do almoço, para que o funcionário invista em um verdadeiro período de descanso, sem preocupações externas que, provavelmente, surgirão se ele estiver conectado.

  • Fique atento ao horário

    Se você possui uma hora de almoço, usufrua dela sempre que possível. “Tente usar os 60 minutos que você possui para sair do escritório, comer com calma, caminhar ao ar livre e repor as suas energias”, afirma Alexandra.

    No entanto, a especialista também sugere que se você reparar que todos os seus colegas estão levando menos tempo para almoçar, é preciso tomar cuidado para não abusar do tempo que lhe foi concedido e se destacar de forma negativa dentro do seu ambiente profissional.

Faça planos

“Não desperdice o seu horário de almoço apenas pelo fato de fazer parte do seu tempo livre”, afirma Lynn Taylor, especialista em carreiras. De acordo com ela, o tempo é um recurso que não se renova e, por isso, devemos planejar bem os nossos momentos livres de trabalho para fazê-los render melhor.

Para o palestrante internacional de negócios Michael Kerr, é preciso também planejar as atividades que virão após o almoço. “É preciso organizar previamente a sua agenda de eventos no período da tarde. Com tudo agendado,você saberá o que priorizar, e isso aumentará a sua produtividade durante o resto do dia.”

Compartilhe esta publicação: