Forbes Radar: Petrobras, EDP Brasil, Agrogalaxy, e outros destaques corporativos

No Forbes Radar de hoje (22), a Lojas Americanas e B2W avaliam a combinação de suas operações, denominada “Universo Americanas”. A CVM analisa abrir uma investigação sobre a mudança no comando do Conselho da Petrobras, após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) solicitar a mudança da gestão da petrolífera. A Farmacêutica Tento e a 3Tentos enviaram um pedido de abertura de capital.

Petrobras (PETR4)

A Petrobras recebeu um ofício do Ministério das Minas e Energia, solicitando providências para convocação de uma assembleia-geral extraordinária com o objetivo de promover a substituição e eleição de membro do Conselho de Administração, indicando Joaquim Silva e Luna, em substituição a Roberto da Cunha Castello Branco.

A União propõe, em função da última assembleia-geral ordinária ter adotado o voto múltiplo, que todos os membros do Conselho de Administração sejam, imediatamente, reconduzidos na própria assembleia-geral extraordinária para cumprimento do restante dos respectivos mandatos.

O ofício solicita ainda que Joaquim Silva e Luna seja, posteriormente, avaliado pelo Conselho de Administração da Petrobras para o cargo de Presidente. A Petrobras esclarece que o presidente Roberto Castello Branco e demais diretores-executivos da empresa têm mandato vigente até o dia 20 de março de 2021.

Luna disse em entrevista à agência Reuters, que está pronto para a “missão” e que é preciso equilíbrio nas discussões sobre preços de combustíveis. Ele também minimizou essas preocupações, ressaltando que pretende focar na geração de resultados com o apoio da diretoria executiva.

Uma alta de 15% nos preços do diesel da Petrobras nesta semana, que resultou em críticas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao atual CEO da empresa, Roberto Castello Branco, acabou disparando a indicação de Luna na última sexta (19) e acentuou temores de interferência do governo na empresa.

No sábado, Bolsonaro afirmou também que vai “meter o dedo na energia elétrica” e prometeu mais mudanças na próxima semana, um dia depois de ter anunciado a troca de presidência na Petrobras. “Semana que vem deve ter mais mudança aí… E mudança comigo não é de bagrinho não, é tubarão”, afirmou o presidente.

Aos apoiadores em Brasília, o presidente disse ainda que “parecia um exorcismo” quando anunciou que não prorrogaria o mandato de Castello Branco. Ao reafirmar que não estaria interferindo na Petrobras, disse que “estavam abusando” nos aumentos de preços dos combustíveis.

A Comissão de Valores Mobiliários deve abrir uma investigação sobre o anúncio na troca do comando da Petrobras, disse à Reuters uma fonte a par do assunto.

“A área técnica deve abrir um processo administrativo”, disse a fonte sob condição de anonimato, porque o assunto é sigiloso. A autarquia informou que “não comenta casos específicos”. “A CVM acompanha e analisa informações e movimentações envolvendo companhias abertas, tomando as medidas cabíveis, sempre que necessário”, afirmou.

A Petrobras também interrompeu a produção no campo de Caratinga, na Bacia de Campos, após um princípio de incêndio na plataforma P-48 ocorrido na tarde de sábado. “A ocorrência se deu durante atividade de manutenção em uma tubulação. A produção foi interrompida para avaliação das causas e reparo da tubulação”, afirmou a empresa em nota.

Segundo a estatal, o funcionário que realizava o trabalho teve queimaduras leves e foi atendido na enfermaria. De forma preventiva, foi desembarcado da plataforma, passou por avaliação médica e “se encontra bem e em casa”, esclareceu.

A Petrobras ainda disse que o princípio de incêndio foi debelado imediatamente pela equipe de resposta a emergências da plataforma, sem danos a sistemas ou equipamentos.

Lojas Americanas (LAME4) e B2W (BTOW3)

A Lojas Americanas e B2W anunciaram na última sexta (19) que vão criar comitês especiais independentes para avaliar uma combinação de suas operações.

Após aprovação de seus respectivos Conselhos, as empresas anunciaram que a combinação será chamada “Universo Americanas”, mas deram detalhes sobre quando os estudos poderão ser concluídos e as assembleias de acionistas convocadas.

A B2W é atualmente controlada pela Lojas Americanas em 62,5%. A companhia possui alguns dos principais sites de comércio eletrônico do país, como Submarino, além de uma operação digital de pagamentos, a Ame.

Ambas as companhias já vinham há meses anunciando parcerias entre si para a criação do chamado omnichannel, em que clientes podem fazer compras pela internet e a retirada de produtos em lojas físicas ou utilizarem infraestruturas de lojas como pequenos centros de armazenagem de produtos.

Em apresentação sobre os propósitos da operação, as companhias afirmaram que a combinação criará um “poderoso motor de fusões e aquisições”.

Juntas, as empresas possuem uma rede de 1.700 lojas físicas em 750 cidades do país e um marketplace online com mais de 87 mil vendedores. As companhias também citaram que a união poderá criar um “poderoso negócio” de publicidade integrado, reunindo fornecedores, vendedores e outros parceiros.

Farmacêutica Teuto

O Laboratório Teuto Brasileiro entrou com pedido de Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês) junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A oferta, protocolada na noite de sexta (19), será administrada pelas instituições financeiras Itaú Unibanco Holding SA, Santander Brasil, JPMorgan Chase & Co, Bradesco, Bank of America e Goldman Sachs.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

Equatorial Energia (EQTL3)

A Verde Asset Management passou a deter o total de 51 milhões de ações ordinárias emitidas pela Equatorial Energia, o que representa 5,07% do total de papéis emitidos pela companhia.

Companhia Brasileira de Distribuição (PCAR3) e Sendas Distribuidora (ASAI3)

A Companhia Brasileira de Distribuição (GPA) e a Sendas Distribuidora comunicaram que em 10 de fevereiro de 2021 foi deferido o pedido de listagem e admissão à negociação das ações de emissão da Sendas no Novo Mercado da B3. No dia 12 de fevereiro, foi deferido pedido de listagem dos American Depositary Securities (ADSs) de emissão da Sendas na New York Stock Exchange (NYSE).

A partir de 1º de março, as ações ordinárias de emissão do GPA passarão a ser negociadas “ex direito ao recebimento de ações ordinárias de emissão de Sendas” e os ativos da Sendas passarão a ser negociadas no segmento do Novo Mercado. Os ADSs de emissão de Sendas serão negociados na NYSE também a partir de 1º de março, sob o código “ASAIWI”.

As listagens acontecem durante a reorganização societária de GPA e de Sendas. A aprovação da listagem das bolsas é o passo final no processo de reestruturação que resulta na segregação dos negócios da Assaí.

Alphabet (GOGL34)

O Google nomeou Marian Croak, uma de suas poucas executivas negras, para supervisionar os esforços em pesquisa sobre inteligência artificial, após semanas de desconforto interno por ter demitido uma proeminente cientista negra.

A empresa confirmou que Croak gerenciará 10 equipes, incluindo uma dúzia de cientistas que estudam as considerações éticas de tecnologias automatizadas. A coLíder do Ethical AI, Timnit Gebru, disse em dezembro que o Google a despediu abruptamente por contestar pedidos da empresa.

Funcionários por semanas expressaram preocupação de que as críticas de Gebru ao Google levassem a punições injustas, e Croak tem estado entre os executivos que tentam intermediar um caminho a seguir entre a equipe e a gerência.

Croak, vice-presidente de engenharia que se reportará ao chefe de inteligência artificial do Google, Jeff Dean, disse aos funcionários na última semana que respeita Gebru e que o que aconteceu com ela foi lamentável.

Em um vídeo, ela também reconheceu a divergência nas áreas de pesquisa que agora estão sob sua jurisdição. “Há muitos conflitos agora no campo, e às vezes pode estar polarizando, e o que eu gostaria de fazer é apenas que as pessoas conversem de uma forma mais diplomática”, disse ela.

Alex Hanna, cientista de IA do Google, chamou a notícia sobre Croak de “uma traição”, dizendo que ocorreu pelas costas da equipe Ethical AI e não atendeu às exigências do time feitas após a demissão de Gebru.

EDP Brasil (ENBR3)

A elétrica EDP Brasil, do grupo europeu EDP Energias de Portugal, confirmou em assembleia de acionistas na última sexta (19) a nomeação de um novo presidente-executivo, João Marques da Cruz, em substituição a Miguel Setas.

A mudança no comando da unidade brasileira do grupo vem após a nomeação de Setas para uma posição no conselho de administração executivo da EDP em Portugal. Ele estava à frente da EDP Brasil desde 2014.

Cruz, que assume o posto, estava ao longo dos últimos nove anos no conselho executivo da matriz portuguesa. “O seu mandato será marcado por mais dinamismo em novos negócios com o objetivo de maximizar o valor da companhia para os acionistas, ampliando o potencial da empresa”, disse a EDP em nota à Reuters após a nomeação do executivo.

Deere & Co (DEEC34)

A Deere & Co elevou na última sexta (19) sua previsão para os ganhos no ano fiscal de 2021, após o lucro mais do que dobrar no primeiro trimestre da temporada devido à melhora na demanda por máquinas agrícolas e de construção, o que fez com que as ações da companhia subissem.

A empresa sediada em Illinois (EUA), afirmou que os preços mais altos das commodities agrícolas e o aumento das exportações, em conjunto com a redução nos estoques de equipamentos, deram impulso à demanda por máquinas agrícolas.

O programa da Deere para pedidos antecipados de pulverizadores, plantadeiras e colheitadeiras apresentou crescimento de dois dígitos. Os pedidos de tratores de grande porte agora se estendem até o quarto trimestre.

Para acompanhar o ritmo, a maior produtora de equipamentos agrícolas do mundo aumentou a produção e acrescentou turnos em algumas de suas fábricas nos Estados Unidos e na América do Sul.

Agrogalaxy (AGXY3)

O IPO da Agrogalaxy pode movimentar cerca de R$ 1,4 bilhão, segundo cálculos da Reuters com base em informações do documento publicado pela companhia.

O valor considera o valor de R$ 17,50 por ação, ponto médio da faixa de preço fixada pelos coordenadores da oferta, de R$ 15 a R$ 20 por papel, com a venda integral do lote base, de 81,48 milhões de ações.

Metade desse montante corresponde à venda de ações novas, recursos que vão para o caixa da empresa, que pretende usá-los para reforçar o capital de giro e a estrutura de capital da empresa, investir em expansão orgânica e via aquisições, e modernizar as unidades de produção.

O restante é da venda de participação detida por atuais sócios da empresa, incluindo grupo de acionistas pessoa física e fundos geridos pelas gestoras de recursos Aqua Capital, Paraty Capital e Spectra Invest.

A precificação da venda está prevista para acontecer em 10 de março, com a estreia das ações no pregão em 12 de março.

Com sede em São Paulo, a Agrogalaxy surgiu em 2016 com a compra de varejistas regionais de insumos para pequenos e médios produtores agrícolas, com plano de gradualmente integrar aquisições e obter ganhos de escala. A última aquisição foi a da sul-matogrossense Boa Vista, por valor não revelado. Ela também tem unidades em Goiás, Pará, Paraná, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

3Tentos

Também na última sexta (19), a 3Tentos, companhia de operação agrícola, enviou o documento solicitando a abertura de capital à CVM. O líder da oferta é o BTG Pactual e conta com a participação do Bank Of América, Bradesco, UBS BB e Citi.

O Grupo 3tentos tem sua origem no ano de 1954 com o início das atividades agrícolas do casal João Osório Dumoncel e Clélia Luiza Kloeckner Dumoncel, pioneiros no plantio de trigo no noroeste gaúcho.

Atuando em 40 unidades e 2 parques industriais, distribuídas em 37 municípios, a 3tentos consolida a cada dia sua operação na cadeia de valor agrícola no Rio Grande do Sul.

    Calendário de divulgação dos próximos resultados

  • AES Brasil (A1ES34) – 24 de fevereiro
  • Via Varejo (VVAR3) – 02 de março

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).