Morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, o Papa Francisco, líder da Igreja Católica desde 2013 e uma das figuras religiosas mais influentes do século 21.
Sua última aparição pública foi no domingo (20), quando Francisco abençoou os fiéis reunidos na Praça de São Pedro para a Missa de Páscoa.
"Gostaria que renovássemos a nossa esperança de que a paz é possível", afirmou o pontífice em seu último discurso.
Confira a seguir as 10 frases mais emblemáticas do Papa Francisco:
“O ódio não deve ser carregado em nome de Deus! A guerra não deve ser travada em nome de Deus!” (Outubro de 2014)
“Não pode haver paz sem liberdade religiosa, liberdade de pensamento, liberdade de expressão e respeito pela opinião dos outros.” (Sua última mensagem de Páscoa.)
"A misericórdia é a melhor coisa que podemos sentir: ela muda o mundo." (2013)
"O crescente clima de antissemitismo em todo o mundo é preocupante. Mas, ao mesmo tempo, penso no povo de Gaza, onde o terrível conflito continua a causar morte e destruição." (2025)
“A luta pelos direitos das mulheres é uma luta contínua. Precisamos continuar lutando por isso, porque a mulher é um presente." (2022)
"Se uma pessoa é gay, busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?" (2013)
"Tolerância zero com os abusos contra os mais fracos. Somos religiosos, e nosso trabalho é levar as pessoas para Jesus." (2022)
"A violência que existe no coração humano, ferido pelo pecado, também se manifesta nos sintomas de doença que vemos na Terra, na água, no ar e nos seres vivos.” (2017)
“Trabalhos que outrora eram prerrogativa exclusiva da mão-de-obra humana, acabam rapidamente absorvidos pelas aplicações industriais da IA. Neste caso, há substancialmente o risco de uma vantagem desproporcionada para poucos à custa do empobrecimento de muitos.” (2024)
“Tenham a coragem de substituir suas dúvidas por sonhos. Não permaneçam reféns de seus medos, mas comecem a trabalhar para realizar seus objetivos!” (2023)