Carreira

10 MANEIRAS DE COMO A IA ESTÁ MUDANDO O TRABALHO

10 de julho de 2023

Fernanda de Almeida

Enquanto um terço dos profissionais teme que a automação coloque seus empregos em risco, segundo pesquisa da PwC, novos cargos surgem.

As companhias brasileiras são as que mais adotam a inteligência artificial na América Latina, mostrou uma pesquisa feita pela IDC, empresa de inteligência de mercado.

E 7 em cada 10 vão investir em inteligência artificial neste ano, segundo estudo da consultoria Deloitte. “O que diferencia um profissional é a capacidade de se adaptar às novas ferramentas”, diz Guilherme Silveira, CIO da Alura.

Veja como a inteligência artificial já está mudando o mundo do trabalho:

1. ChatGPT como CEO

 Seguindo exclusivamente as instruções dadas pelo ChatGPT, o empresário português João Ferrão dos Santos conseguiu mais de 100 mil euros em investimento e mais de a 12 mil euros em vendas desde que criou uma empresa de camisetas no final de março.

2. Chief AI Officer

As funções que mais crescem hoje são impulsionadas pela tecnologia, mostra o relatório Futuro do Trabalho 2023, do Fórum Econômico Mundial. Entre os novos postos de trabalho gerados, o principal é especialista em IA e aprendizagem de máquina.

3. Novas profissões criadas pela IA

Cinco novos cargos criados com o uso da inteligência artificial vão ser: engenheiros de machine learning, designers conversacionais, especialista em ética da IA, designers de prompts para IA e curadoria de informações para IA.

4. Substituídos pelas máquinas

Um relatório de Goldman Sachs estimou que 300 milhões de empregos podem ser perdidos ou diminuídos pelo rápido crescimento da IA. O CEO da IBM, Arvind Krishna, disse que a empresa deixará de contratar humanos nos próximos anos para trabalhos que a IA pode realizar.

5. Como ficam as artes?

A IA já está sendo usada no cinema. O novo filme de Indiana Jones tem cenas em que Harrison Ford, hoje com 80 anos, parece ter 40. Isso porque a Lucasfilm, da Disney, usou imagens de seu rosto que foram filmadas durante os filmes de “Indiana Jones” nos anos 1980.

6. Empresas estão buscando pessoas com experiência em ChatGPT

Ferramentas como o ChatGPT podem ajudar a conseguir uma trabalho, de acordo com um estudo recente da ResumeBuilder. 91% dos líderes empresariais estão contratando ou procuram contratar funcionários com experiência no ChatGPT.

7. ChatGPT ajuda a procurar emprego

Candidatos a emprego estão aproveitando a IA em suas buscas. Uma pesquisa do ResumeBuilder.com mostra que, de 1 mil pessoas procurando emprego, 46% dos candidatos está usando o chatbot para fazer seus currículos ou cartas de apresentação.

8. Empresa ganha em produtividade com ChatGPT Pro

Segundo a National Bureau of Economic Research, o acesso à IA generativa no trabalho aumentou a produtividade dos funcionários em 14%. O aumento da produtividade de programadores usando a IA impulsionará o PIB global em US$ 1,5 trilhão até 2030.

9. Empresas incorporam ChatGPT e outras ferramentas nas suas rotinas

O Goldman Sachs já está usando a IA generativa para ajudar seus desenvolvedores de software. A empresa Bain & Company anunciou no início deste ano que estava integrando as ferramentas generativas da OpenAI em seus sistemas de gestão.

10. Outras empresas proíbem ferramentas de IA no trabalho

Muitas empresas têm limitado e proibido o uso do ChatGPT por parte dos funcionários. O Goldman Sachs, a Apple, a Amazon e a Samsung são empresas que proibiram ou limitaram o ChatGPT no trabalho.