03 de abril de 2023
Redação
O ChatGPT, apenas dois meses após seu lançamento, cresceu rapidamente em popularidade e atingiu 100 milhões de usuários ativos em tempo recorde.
Enquanto muitos profissionais temem que seus trabalhos estejam em risco, as novas tecnologias podem criar e oferecer até novas funções.
Um levantamento da PageGroup em parceria com o próprio ChatGPT lista 10 profissões que podem despontar com a chegada do chatbot da OpenAI. Veja quais são:
1. Gerente de Chatbot
Gerência e monitoramento da conversação entre o chatbot e o usuário. É responsável pela coleta, análise e melhoria contínua dos dados a fim de aperfeiçoar a experiência do usuário.
2. Desenvolvedor de Chatbot
Criar, projetar e implementar chatbots. Trabalha na criação de algoritmos, na integração dos serviços, armazenamento de dados, em testes e na manutenção da ferramenta.
3. Técnico de Chatbot
Fazer ajustes e manutenção dos robôs de conversação. Desenvolve o diálogo do robô, programa e testa suas respostas.
4. Analista de Chatbot
Analisar dados, configurar e melhorar sistemas de chatbot para aprimorar a experiência do usuário.
5. Especialista em Inteligência Artificial
Desenvolve soluções para aprimorar a capacidade da máquina de aprender e raciocinar com autonomia, criando, treinando e testando sistemas de IA para resolver problemas complexos.
6. Designer de experiência do usuário de Chatbot (UX Designer)
Desenvolver soluções que melhorem a experiência dos usuários e ajudem os clientes a encontrar a informação que procuram de forma fácil e clara.
7. Consultor de Chatbot
Ajudar os clientes a desenvolver, implementar e gerenciar chatbots inteligentes para melhorar a experiência do usuário, trabalhando diretamente com o cliente para compreender suas necessidades.
8. Engenheiro de Dados para Chatbot
Constrói de algoritmos e bases de dados do chatbot e cria modelos de aprendizado de máquina para otimizar o comportamento da ferramenta e melhorar a experiência do usuário.
9. Desenvolvedor de Modelos de Aprendizado de Máquina para Chatbot
Criar algoritmos que permitam que os chatbots reconheçam e compreendam o contexto do diálogo entre usuários e robôs.
10. Pesquisador de Chatbot
Desenvolver e aprimorar os bots existentes, abrangendo coleta de dados, criação de estratégias para interação, além de avaliação das respostas e comportamentos do bot.