29 de janeiro de 2024
Redação
Em um mundo no qual os ataques cibernéticos e as violações de dados são apenas mais uma manchete, levar a privacidade a sério é algo óbvio.
A tecnologia, embora por vezes seja a culpada pela violação da nossa privacidade, também pode ser a nossa salvadora. Uma gama de ferramentas e serviços são projetados para ajudar a proteger nossos dados pessoais.
Portanto, confira as 12 principais tecnologias que você pode usar para reforçar sua privacidade online e manter seus dados seguros.
#1 - Redes Privadas Virtuais: Uma Rede Privada Virtual (VPN) é uma tecnologia que criptografa sua conexão com a Internet, disfarçando efetivamente suas atividades e localização online.
#2 - Soluções anti-spyware: Ferramentas antispyware são programas de software projetados para detectar e remover spyware, um tipo de malware que coleta informações sobre uma pessoa ou organização sem o seu conhecimento.
#3 - Gerenciadores de senhas: Um gerenciador de senhas é um software que armazena e gerencia com segurança suas credenciais de login para várias contas online. Ao gerar senhas complexas para cada site e armazená-las em um cofre criptografado, minimiza o risco de violação de senhas.
#4 - Telas de privacidade: As telas de privacidade são filtros físicos que você coloca no computador ou dispositivo móvel para limitar o ângulo de visão. Ao estreitar o campo de visão, essas telas dificultam que os espectadores espionem suas atividades ou tirem fotos não autorizadas.
#5 - E-mails "gravadores": Um e-mail "gravador" é uma conta temporária e descartável que você pode usar para uma finalidade específica. Ao usar um e-mail gravador, você pode evitar fornecer seu endereço de e-mail principal ao se inscrever em boletins informativos e outros serviços online.
#6 - Bloqueadores de anúncios: Ao bloquear anúncios, eles não apenas melhoram sua experiência de navegação, mas também reduzem a chance de rastreadores de anúncios coletarem dados sobre suas atividades online e informações pessoais.
#7 - Rede Tor: O Tor Browser é uma ferramenta gratuita para navegar na web que permite manter suas atividades online privadas. Essa rede torna difícil para qualquer pessoa espioná-lo, enviando o tráfego da Internet por meio de vários servidores.
#8 - Mecanismos de pesquisa orientados para a privacidade: Os mecanismos de pesquisa orientados para a privacidade são ferramentas especializadas de busca na web que priorizam o anonimato do usuário e a proteção de dados. Ou seja, não compartilham e nem coletam seu histórico de busca.
#9 - Ferramentas de criptografia de disco: As ferramentas de criptografia de disco são soluções de software que criptografam dados. Ao converter seus arquivos em código ilegível, essas ferramentas tornam extremamente difícil para usuários não autorizados acessar ou decifrar.
#10 - Métodos de pagamento anônimos: Os métodos de pagamento anônimos são ferramentas financeiras que permitem realizar transações sem revelar suas informações pessoais.
#11 - Aplicativos de mensagens seguras: Aplicativos de mensagens seguras são plataformas de comunicação projetadas com criptografia forte e recursos de privacidade para proteger seus bate-papos, chamadas e transferências de arquivos.
#12 - Ferramentas seguras de exclusão de arquivos: Ferramentas seguras de exclusão de arquivos são programas de software que apagam permanentemente arquivos de seus dispositivos de armazenamento, tornando-os irrecuperáveis.
Home da FORBES