18 de julho de 2023
Mark Travers
Gaslighting é uma tática psicológica usada por indivíduos para manipular suas vítimas e fazer com que elas duvidem de seus próprios pensamentos, sentimentos e percepções. Um gaslighter mina a autoconfiança da vítima, fazendo-a questionar sua própria compreensão da realidade.
Os gaslighters empregam diversas táticas para convencer suas vítimas de sua própria “incompetência epistêmica”. Essas táticas são frequentemente adaptadas para explorar as vulnerabilidades da vítima, por exemplo:
1- Acusações. Os gaslighters podem acusar seus parceiros de serem paranoicos, excessivamente emocionais ou loucos quando questionados sobre comportamentos suspeitos.
2- Estereótipos e insultos. Comentários depreciativos também podem ser usados para minar a confiança da vítima.
É importante notar que a maioria dos comportamentos de gaslighting é menos intencional ou consciente. Na maioria dos casos, o gaslighting ocorre sem que o gaslighter planeje ou tramite explicitamente suas ações manipuladoras.
Se você suspeita estar sendo alvo de gaslighting por alguém próximo a você, aqui estão duas coisas que você pode fazer para proteger seu senso de identidade e realidade:
Observe atentamente e tente perceber se o comportamento deles muda em relação a você em comparação com outras pessoas. Logo você poderá perceber inconsistências no comportamento, o que pode te ajudar a recuperar o controle de sua própria versão da história.
Envolva outras pessoas. Confiar em outras pessoas, como um amigo de confiança ou um profissional qualificado, não apenas fará você se sentir mais aliviado, mas também ajudará você a obter uma perspectiva e restaurar seu senso de realidade.
Home da FORBES