23 de fevereiro, 2023
Mark Travers
Você evita as pessoas com quem está chateado? Ou usa sarcasmo e indiretas mais do que linguagem direta para evitar se envolver em conversas significativas? Esse é um comportamento chamado de passivo-agressivo
Se você acha que utiliza a agressividade passiva em seus relacionamentos de forma prejudicial (não se preocupe, todos nós fazemos isso de vez em quando), aqui estão algumas maneiras de corrigir isso.
1. Concentre-se no aqui e agora em vez de usar palavras generalizantes
Tente não usar palavras como “sempre” e “nunca”. Em vez disso, concentre-se no momento presente. Quando sentimos raiva, tendemos a operar de maneira binária, preto e branco. Nessas situações, reserve alguns momentos para se acalmar, respirando fundo e reformulando as declarações.
2. Tome medidas para prevenir a agressividade passiva. Reconheça e gerencie seus gatilhos
Se você vai interagir com alguém que tem potencial para inflamar uma conversa normal, você pode avisá-lo com antecedência. Ao optar por alterar como essas ocorrências te afetam, você pode evitar o impulso de um comportamento passivo-agressivo.
Seja sincero sobre o que funciona para você. Falar sobre seus sentimentos o ajudará a encontrar clareza e fornecerá o espaço necessário para resolver o atrito. Saber como se expressar pode levar a resultados mais favoráveis.
Em resumo: é melhor ser direto e honesto numa situação de conflito. É o caminho mais rápido para uma resolução mutuamente benéfica.
Home da FORBES