Money

3 lições preciosas de Warren Buffett

Poliana Santos

16 de outubro de 2024

Lição 1: Valorize o negócio Benjamin Graham, mentor de Buffett, ensinou-lhe sobre investimento em valor. Uma das lições mais importantes foi analisar ações como um negócio.

Nesse caso, não se deve reagir às flutuações de curto prazo. Graham acreditava que os investidores deveriam encarar suas participações em ações como sendo donos de diversos negócios.

As ações devem ser avaliadas a partir do “valor intrínseco” da empresa. Isso significa sua capacidade de gerar caixa. Assim, um investidor deve aproveitar a visão errática do mercado sobre uma empresa, em vez de permitir que ela dite o que fazer.

Lição 2: A gestão de riscos é crucial para retornos a longo prazo Além dos resultados de seus investimentos, uma característica marcante de Buffett é sua capacidade de gerar retornos a longo prazo. 

O gerenciamento de riscos permanece como uma marca registrada do modelo de negócios da Berkshire Hathaway. Essa postura permitiu à gestora realizar alguns investimentos durante momentos de estresse no mercado.

Lição 3: Alocação de capital é a arma secreta Buffett credita a Charles Munger por convencê-lo a alocar em “negócios maravilhosos”, ao invés de investir em negócios desafiadores, ainda que baratos.

“Munger me ensinou que é melhor comprar uma empresa maravilhosa por um preço razoável do que uma empresa razoável por um preço maravilhoso”, disse Buffet sobre o amigo de longa data, morto em novembro de 2023.

Overthinking? Aprenda a controlar a mente para não pensar demais

Bilionários Brasil 2024: os estados com mais bilionários