Life

3 sinais de que você “cresceu rápido demais”  

13 de agosto de 2024

Mark Travers

Crescer muito rápido pode ter impactos profundos e duradouros na vida de uma pessoa, um fenômeno frequentemente chamado de “síndrome da criança apressada”. Essa síndrome ocorre quando as crianças são pressionadas a desempenhar e assumir responsabilidades em uma idade precoce.

Embora isso possa levar a conquistas impressionantes no curto prazo, os efeitos a longo prazo podem ser prejudiciais. 

Os efeitos da síndrome da criança apressada frequentemente resultam em mutações na vida adulta e moldando comportamentos.  A seguir, veja três sinais de que você era uma “criança apressada” e como isso pode afetá-lo agora.

1. Você tem um medo debilitante de falhar O medo de não atingir altos padrões pode ser paralisante, com os indivíduos evitando correr riscos. Ele se manifesta como procrastinação, onde eles atrasam tarefas porque estão ansiosos por não atingir a perfeição. 

2. Você luta para aproveitar o tempo de inatividade Muitos adultos sentem uma sensação de culpa quando tiram um tempo para descansar, acreditando que devem ser sempre produtivos. Elas temem “perder tempo”, o que pode levar ao esgotamento e impedir o aproveitamento de momentos tranquilos e restauradores.

3. Você está desconectado da sua “criança interior” Tempo livre é essencial para nutrir a criatividade. Quando as crianças não têm essa liberdade, elas perdem oportunidades críticas de desenvolver e refrescar suas habilidades criativas.