12 de maio de 2023
Ariane Abdallah
1. Saiba priorizar as tarefas
Defina o que é mais importante — porque precisa ser feito; porque você quer fazer; porque vai te fazer bem — e aceite que deixará de fazer outras coisas — que talvez você ache que deva, mas não se convenceu; ou não quer nem um pouco; que os outros acham que você deveria fazer.
O tempo e a nossa energia são finitos, então sugiro focar no que vai alimentar seu bem-estar e objetivos. Podem ser prioridades como têm sido as minhas: dormir e comer bem, me exercitar e me dedicar às tarefas de trabalho que não são delegáveis, mas são importantes ou urgentes.
2. Dedique um tempo para fazer (praticamente) nada
Pegue um café e contemple a paisagem. Ouça o silêncio por alguns minutos. Deite no sofá e procure curiosidades pouco relevantes na internet. Olhe sua agenda descompromissadamente. Anote ideias, afazeres para depois, planos. Simplesmente pense.
Pode parecer perda de tempo, mas esses momentos são fundamentais para dar um respiro na mente frenética, para criar espaço de digestão de tanta informação que recebemos automaticamente.
3. Tenha disciplina com seus momentos de lazer
Nos dias de semana, minha prioridade é trabalhar. As atividades pessoais, encaixo nos horários vagos. Mas aos fins de semana, a prioridade é o que quero fazer por diversão — e se tenho algum trabalho para resolver, fica para as horas vagas, na medida em que é possível.
Assim, mantenho-me mais bem humorada, satisfeita, sem a sensação de que estou sempre correndo, com a corda no pescoço, sem tempo para só relaxar e curtir. E me lembra de ter mais foco quando estou trabalhando.
4. Pratique mindfulness
Esta prática nada mais é do que colocar sua atenção ao momento presente. Seja sentar-se em silêncio e olhos fechados e fazer uma meditação guiada, seja caminhar observando o próprio corpo, seja tomar sol sentindo o quente na pele, os cheiros ao redor, ou qualquer outra atividade.
Para isso, temos de eliminar a tentativa do modo multitarefa. Focar na respiração é sempre uma maneira de voltar ao aqui e agora, observando seu ritmo e a sensação do ar entrando e saindo.
Home da FORBES