Saúde

4 sinais de que seu casamento está caminhando para o divórcio

Mark Travers 

14 de agosto de 2024

Em 1992, o psicólogo e conselheiro matrimonial Dr. John Gottman conduziu um estudo inovador sobre casamentos e divórcios. Através da pesquisa, ele conseguiu prever quais casais eventualmente se divorciariam com uma precisão impressionante de 94%.

Desde então, o Dr. Gottman — junto à esposa, Dra. Julie Gottman — realizou extensas pesquisas sobre os fatores que fortalecem ou destroem relacionamentos. A seguir, veja alguns desses sinais.

1. Crítica Os Gottmans definem a crítica, o primeiro cavaleiro, como a apresentação de problemas dentro de um relacionamento como resultado direto das falhas do cônjuge.

2. Defensividade O segundo cavaleiro, a defensividade, é entendido como uma tentativa do parceiro de autoproteção ou preservação, que muitas vezes surge em resposta à crítica. Esse cavaleiro pode assumir formas que prejudicam a resolução de conflitos.

3. Desprezo O terceiro cavaleiro, e certamente o mais cruel, é o desprezo. Ele é, inclusive, o que os Gottmans declaram ser o maior preditor de divórcio. Ele geralmente resulta de ressentimento ou raiva profundamente enraizados e pode se manifestar de várias maneiras: 

• Sarcasmo; • Insultos; • Xingar; • Linguagem corporal desrespeitosa: revirar os olhos, bufar, zombar ou outros gestos que sinalizam desdém.

4. Afastamento O cavaleiro final é o afastamento, que envolve o completo desligamento de uma interação com seu parceiro. Essa retirada geralmente ocorre em resposta aos outros cavaleiros, mais frequentemente o desprezo.