26 de junho de 2024
Vitória Fernandes
Grande parte da população brasileira não teve acesso à educação financeira. Porém, nunca é tarde para entender qual é a melhor maneira de organizar as finanças.
Pensando nisso, a Forbes conversou com a a economista e planejadora financeira da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro, Fernanda Melo. A especialista deu cinco dicas que qualquer pessoa pode colocar em prática para começar a investir.
1. Se conheça
Antes de pensar em qual é o melhor investimento, é preciso ter autoconhecimento sobre a vida financeira. Por exemplo, uma planilha com todos os custos fixos, sejam essenciais ou não.
2. Abra uma conta de investimentos
Melo recomenda que todo o dinheiro que for destinado para os seus investimentos seja transferido imediatamente para uma conta específica, podendo ser em uma corretora de valores ou até mesmo nos bancos tradicionais.
3. Antes é melhor que mais
“Para a especialista, o momento em que você começa a investir o seu dinheiro é mais importante do que a quantidade que você investe.
4. Construa uma pirâmide para seus ativos
É preciso montar um patrimônio que consiga resistir ao teste do tempo e isso não será possível se você colocar todas as suas fichas em um mesmo lugar.
5. Cuidado com a fuligem na sua Ferrari
A economista explica que existem opções de investimentos que protegem o investidor do efeito da perda do poder de compra. Então, ao investir, ela indica que todos fiquem atentos ao “ganho real”, ou seja, quanto será seu rendimento com o desconto da inflação.