Agro

Elas lideram no agro:  5 executivas que chegaram ao topo

22 de março, 2023

Vera Ondei

Quantas mulheres executivas de alto comando você conhece, ou de quem ouviu falar, que exercem cargos de liderança?   

Segundo um estudo da Deloitte, no mundo, elas ocupam 5% das posições, despencando para 1,2% no Brasil, entre todos os setores da economia. O país está na 39ª posição no ranking, com 51 empresas analisadas.

Vale lembrar que a desistência também é um ponto de atenção na trajetória das mulheres. Uma pesquisa da McKinsey, de 2022, mostra que 29% das mulheres e 22% dos homens em cargos de comando largam seus postos.

“O número de desistentes mulheres já é alto em empresas que não são do agro. E no setor, um ambiente predominantemente masculino, essa pressão poderia estar mais presente”, destaca Livia Mandelli, professora da Fundação Dom Cabral. 

No agro, o cenário parece um funil ainda mais apertado. Mas há um movimento crescente de lideranças. 

E quem são elas? A Forbes destaca as cinco mulheres que chegaram ao principal cargo das empresas em que atuam.

Ana Claudia Cerasoli - Corteva Brasil Assumiu o cargo em 1º de fevereiro de presidente da Corteva Brasil. Na empresa há 31 anos, desde o início de 2019 ela ocupava o cargo de presidente para a região Meso Andina, no México.

Fabiana Alves - Rabobank Assumiu o cargo de diretora executiva em abril de 2019. Alves está no Rabobank desde 2013, onde começou como analista de crédito e por onde iniciou sua carreira executiva.

Fernanda Hoe - Elanco Brasil Assumiu o cargo de diretora geral em setembro de 2021. Médica veterinária, Hoe fez carreira na agroindústria. Na Elanco, começou em 2013, depois de oito anos na Pfizer Saúde Animal (hoje Zoetis).

Monalisa Gomes - Schauer Agrotronic Assumiu o cargo de country manager para Américas, Espanha e Portugal em abril de 2022. Gomes iniciou a carreira como contabilista, assumindo em 2016 a posição de CEO da Fronius Brasil. 

Sheilla Albuquerque  -Agro Galaxy Assumiu o cargo de CEO em setembro de 2022. A executiva tem experiência de três décadas na indústria de biotecnologia e agroquímicos.