Carreira

5 métodos aprovados pela ciência para reduzir o estresse na hora

16 de abril de 2023

Alice G. Walton

Terapia, meditação e exercícios físicos são práticas eficazes para lidar com o estresse a longo prazo, mas, em momentos de crise, você pode precisar de uma solução instantânea

Conheça algumas estratégias que, segundo estudos, são capazes de conter reações abruptas ao estresse e colocar sua mente em um lugar mais calmo

1- Tome um banho. Banhos quentes e frios afetam os níveis de hormônios e neurotransmissores: reduzem o cortisol, liberam endorfinas e aumentam os níveis de ocitocina e dopamina.

2- Passe tempo perto da natureza. Momentos curtos ao ar livre podem afetar o humor e têm efeitos importantes tanto na depressão quanto na ansiedade, segundo pesquisas.

3- A respiração também pode acalmar a mente. Isso é especialmente verdadeiro se exalada por mais tempo do que inalada, o que indica ao cérebro que não há ameaças no momento.

Em um estudo da Stanford Medicine, foram necessários apenas cinco minutos de prática de respiração para que os participantes sentissem efeitos positivos em seu humor.

4- Masque chiclete. Pode parecer bobo, mas mascar chiclete pode, na verdade, diminuir sua percepção do estresse, de acordo com diversos experimentos.

5- Escute música. Estudos demonstraram que ouvir música pode reduzir os níveis de cortisol e a sensação subjetiva de ansiedade, aumentar endorfinas e até afetar a função cerebral.

Ouvir músicas especiais para você ou que te trazem boas sensações é uma estratégia quase certeira para ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse.