15 de junho de 2023
Fabiana Corrêa
1. Engenheiros de machine learning
Para que os computadores consigam operar com base em dados e algoritmos, os engenheiros de machine learning (aprendizado de máquina), serão cruciais. Responsáveis pela programação, esse profissional cria e treina os modelos computacionais para execução de tarefas específicas.
2. Designers de prompts para IA
Os designers de prompts para IA são especializados na interação entre humanos e tecnologia. O objetivo dessa função é identificar as principais necessidades dos usuários ao interagir com uma IA e criar a melhor conversa possível entre máquinas e seres humanos.
3. Designers conversacionais
Esses profissionais hoje trabalham com UX (experiência do usuário) e na comunicação de avatares, por exemplo. Agora, estão ganhando uma nova função ao estender suas habilidades para treinamento de IA e suas respostas.
4- Especialista em ética de IA
Por trás de toda tecnologia, existe uma programação realizada por humanos, com ideais e julgamentos particulares. O profissional de ética em IA será responsável por fazer essa análise e certificar de que a programação das máquinas não se sobreponha às questões humanitárias.
5. Curadoria de informações para IA
A curadoria para desenvolvimento da IA também está entre as funções importantes nesse mercado. É a pessoa que vai pesquisar, analisar e selecionar as informações que a IA terá acesso – inclusive sobre discussões de ética, inclusão e diversidade nos resultados das buscas.
Home da FORBES