26 de março de 2025
Bernard Marr
Provavelmente, a IA não substituirá bons escritores humanos. Ninguém quer ler textos robóticos e genéricos.
Por outro lado, ela pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar escritores a estruturar o trabalho e avaliar criticamente seus próprios textos. Como acontece com qualquer instrução, quanto mais detalhes, maior a chance de acertar o alvo.
Aqui estão alguns prompts projetados para ajudar qualquer pessoa que goste de se comunicar e expressar ideias por meio da escrita:
"Avalie criticamente a clareza, a lógica e a precisão factual deste texto. Analise o quão bem ele comunica sua mensagem central e desperta o interesse do leitor. Verifique se está completo e se nenhum aspecto importante do assunto foi deixado de lado, levando em conta o tamanho e o escopo do texto. Forneça um relatório com etapas para melhorá-lo — como pesquisa adicional ou mais dados."
"Analise este texto e me forneça 10 opções para substituir a palavra por um termo melhor:"
"Crie cinco exercícios curtos de escrita para me ajudar a superar o bloqueio criativo. Meu objetivo é escrever um <artigo/blog/romance/discurso etc.>. Os temas ou assuntos que me interessam são . Os exercícios devem me inspirar a avançar na minha meta."
"Revise este texto, verificando erros factuais, precisão gramatical, ortografia, pontuação e erros tipográficos. Em seguida, edite o texto para garantir consistência no estilo de escrita, clareza na linguagem, legibilidade e boa estrutura. Me forneça um resumo das alterações feitas, além de uma versão editada do texto."
"O objetivo deste texto é convencer o leitor de [insira aqui o objetivo]. Analise o conteúdo, o tom e a estrutura para avaliar o quão persuasivo ele é e forneça uma lista de sugestões para torná-lo ainda mais convincente."