13 de fevereiro, 2023
Redação
Embora o ano tenha acabado de começar, já estamos enfrentando um prazo iminente. A humanidade tem até o final desta década para conter o pior da crise climática.
Responsável por um terço das emissões globais, o sistema alimentar desempenha um papel significativo neste problema crítico. No entanto, as soluções estão à vista.
Confira a seguir cinco grandes tendências de inovação que podem ajudar a conter o pior do impacto climático:
A biomimética é o estudo dos processos da natureza para projetar sistemas, estruturas e estratégias. A Torre Eiffel, por exemplo, foi modelada a partir de um fêmur humano.
1. Biomimética
Entre as maneiras inovadoras de produzir ingredientes localmente, está a utilização do micélio, a parte vegetativa de um fungo que desempenha a função de uma raíz.
2. Produção de commodities com fungos
O aumento da fome mundial evidenciou o problema das monoculturas. Para alimentar o planeta de forma saudável e sustentável, é preciso diversificar as fontes de alimentos.
3. Diversificar fontes de alimentos
O desperdício de alimentos nos EUA representa entre 8-10% das emissões globais. A utilização de IA para gerir resíduos alimentares será um passo essencial para solucionar este problema.
4. Inteligência Artificial para lidar com o desperdício
Para atingir as metas climáticas globais, veremos novos produtos nas prateleiras criados a partir da cadeia de suprimentos agrícola, com base em ingredientes sustentáveis e ecológicos.
5. Desenvolvimento de produtos climáticos como prioridade
Home da FORBES
Divulgação