Carreira

6 dicas para deixar de ser workaholic

Luciana Paulise

08 de outubro de 2024

Você trabalha até tarde ou nos fins de semana sem necessidade ou urgência? Acha difícil se desconectar do trabalho ou sente ansiedade quando não está conectado? Talvez você seja um workaholic. A seguir, veja seis dicas para quebrar esse ciclo.

#1 Reconheça o problema O primeiro passo para superar o workaholismo é reconhecê-lo. Reflita sobre seus hábitos e pergunte-se por que sente a necessidade de trabalhar em excesso. Isso é motivado pelo medo do fracasso, insegurança ou desejo de aprovação?

#2 Redefina o que é “urgente” Ver tudo como urgente e responder mensagens a qualquer hora pode se tornar viciante. Essas notificações provocam picos de adrenalina e dopamina, mantendo-o em um estado constante de alerta.

#3 Aprenda a dizer “não” e delegue Para se ajudar a dizer não, estabeleça temas e horários específicos nos quais você deve recusar. Por exemplo, pode decidir não aceitar novas tarefas após as 18h ou aos finais de semana.

#4 Estabeleça prazos realistas Workaholics costumam subestimar o tempo necessário para realizar as tarefas, o que os leva a assumir compromissos excessivos e estabelecer prazos irreais. Defina um horário específico para começar uma tarefa e use um cronômetro para medir quanto tempo leva.

#5 Controle seu diálogo interno Fale consigo mesmo com compaixão, como se fosse seu melhor amigo, desafiando essas suposições para identificar o que é real e o que é exagero.

#6 Aproveite o descanso Embora possa ser difícil priorizar o descanso e o relaxamento com uma longa lista de tarefas, é importante manter uma rotina noturna consistente: dormir e acordar nos mesmos horários.