Tech

As 4 habilidades mais importantes no mercado de trabalho do futuro

01 de fevereiro, 2023

O novo ChatGPT da OpenAI — o chatbot que ganhou força entre o público por suas respostas detalhadas e semelhantes às de humanos —, reviveu o debate sobre a possibilidade de os robôs substituírem empregos qualificados.

“A noção de que a automação é uma ameaça é algo que devemos repensar”, diz Matt Sigelman, presidente da organização Burning Glass Institute.

Então, quais habilidades os candidatos a emprego devem buscar? A pesquisa oferece algumas ideias após a análise de dados de 228 milhões de ofertas de emprego nos últimos sete anos.

A partir dessa análise, quatro conjuntos de habilidades se destacaram: inteligência artificial e aprendizado de máquina; computação em nuvem; gerenciamento de produtos e mídia social.

Sigelman, membro da lista inaugural Future of Work 50 da Forbes, também falou no evento da Forbes USA em novembro. Sua pesquisa mostra que a média dos empregos viu 37% de suas habilidades substituídas por causa da automação.

Além disso, a pesquisa nomeia habilidades que estão perdendo a importância, ou mostrando um crescimento comparativamente lento ou negativo. Isso inclui consultoria de negócios, vendas especializadas, arquitetura e administração de banco de dados e design e desenvolvimento da web.

Para pessoas que estão buscando emprego, Sigelman aconselha a pensar mais sobre as habilidades que estão desenvolvendo, em vez de empresas ou empregos específicos.

Ao buscar habilidades que estão crescendo rapidamente e se espalhando pelas indústrias, as pessoas podem encontrar oportunidades em áreas onde as necessidades estão surgindo, mas ainda há grandes carências de habilidades.

O marketing, diz ele, é um exemplo disso – um campo onde há muitos profissionais criativos, que são bons comunicadores, mas não têm experiência suficiente com novos conhecimentos técnicos em questões como automação ou análise de dados.