Carreira

“Bed Rotting”: Passar o Dia na Cama Pode Estar Prejudicando Seu Descanso

02 de abril  de 2025

Bryan Robinson

O sono é um aspecto essencial da vida que muitas vezes subestimamos ou negligenciamos. Ele está diretamente ligado à saúde mental e física, ao desempenho no trabalho, à produtividade e ao sucesso na carreira.

Apesar da sua importância, dormir bem parece até ser luxo para muitas pessoas. No Brasil, 70% da população afirma ter problemas para dormir. Nos EUA, mais da metade dos americanos sofre com a privação do sono.

Por isso, na tentativa de descansar mais, algumas pessoas adotaram a mais nova tendência de “autocuidado” da internet: o "bed rotting", que consiste em passar horas ou até mesmo dias inteiros deitado na cama, rolando o feed do celular, maratonando séries ou trabalhando.

Pode parecer uma forma ideal de recarregar as energias, mas alguns especialistas alertam que o excesso dessa prática pode prejudicar a qualidade do sono e os níveis de energia ao longo do dia.

Passar muito tempo na cama enfraquece a relação cama-sono, desregula o ritmo circadiano, aumenta a fadiga e mantém o cérebro em estado de alerta.

Porque é contraindicado

Priorizar o movimento matinal, usar a cama apenas para dormir, acordar no mesmo horário e se expor à luz natural são táticas que podem ajudá-lo.

Mas como dormir melhor e ter mais energia?

Afinal, manter uma boa rotina de sono vai te dar a base para ter um bom dia, seja de trabalho, lazer ou descanso.

As Mulheres Mais Ricas do Mundo em 2025

Quais São as 10 Maiores Fazendas Leiteiras do Brasil