Life

BRASIL É O 15º MELHOR PAÍS PARA EXPATRIADOS VIVERAM; VEJA RANKING

26 de julho de 2023

Laura Begley Bloom

Quais são os melhores lugares para se viver ao redor do mundo? Não há fonte melhor do que expatriados, que possuem uma perspectiva única sobre como é viver em um país estrangeiro. 

E, segundo eles, o Brasil é o 15º entre 53 países avaliados pelo Expat Insider 2023, ranking feito pela InterNations. Quem lidera o ranking é o México.

Há uma década, a organização entrevista expatriados ao redor do mundo para criar um ranking definitivo dos melhores lugares para viver. Para a edição deste ano, foram quase 12.000 participantes, de 177 nacionalidades e que vivem em 181 países ou territórios. 

O relatório classifica 53 países analisando fatores como qualidade de vida, facilidade de adaptação, finanças pessoais e muito mais. Confira o ranking:

1- México 2- Espanha 3- Panamá 4- Malásia 5- Taiwan 6- Tailândia 7- Costa Rica 8- Filipinas 9- Bahrein 10- Portugal 11- Emirados Árabes Unidos 12- Omã 13- Indonésia 14- Vietnã 15- Brasil

Este é o segundo ano consecutivo que o México encabeça o ranking, com 91% dos expatriados dizendo que estão felizes com suas vidas no país latino.

Há muito tempo as terras mexicanas têm sido elogiadas entre os expatriados. “O México tem obtido excelentes resultados desde a nossa primeira pesquisa Expat Insider há dez anos. Ele sempre esteve entre os cinco melhores do mundo”, disse o fundador da InterNations, Malte Zeeck.

Em segundo lugar na lista deste ano está outro imã para expatriados: a Espanha, que subiu algumas posições em relação ao quinto lugar de 2022. De acordo com Zeeck, a Espanha sempre esteve entre o top 10 em qualidade de vida desde a primeira pesquisa Expat Insider. 

O país classificado em terceiro lugar deste ano é o Panamá. Segundo Zeeck, o resultado foi uma surpresa: “Ele não havia aparecido na pesquisa em 2022, devido à falta de entrevistados locais naquele ano, e agora retornou de forma espetacular com seu melhor resultado no relatório”.

Alguns dos atrativos do Panamá são semelhantes aos do México. O país ocupa o quarto lugar quando se trata de facilidade de adaptação e oitavo em finanças pessoais. Também possui altas pontuações para moradia, ocupando o quinto lugar mundialmente.