2 de maio de 2023
Eduardo Mira
1. Investimento não é especulação, e sim estratégia
Numa época em que a visão quanto à eficiência dos mercados ainda prevalecia, Graham desafiava esta hipótese, defendendo que encontrar ativos subvalorizados, vendidos abaixo de seu valor intrínseco, é a melhor estratégia do investimento de valor.
2. Sucesso financeiro se constrói no longo prazo
Para que você possa manter a calma nos momentos incertos, a diversificação dos ativos e uma correta alocação entre renda fixa e renda variável, bem como diferentes prazos de investimento é que lhe darão tranquilidade para manter-se dentro do seu planejamento de longo prazo.
3. Você não tem como evitar riscos, mas pode gerenciá-los
Não é recomendável tomar decisões de investimento com base exclusivamente nas análises de mercado pautadas em cenários, mas, sim, buscar empresas sólidas e consistentes. Uma ampla margem de segurança garante que os efeitos de boas decisões não sejam anulados por erros.
4. O pânico do mercado pode ser uma oportunidade de investimento
É necessário que você tenha clareza quanto ao fato de que não tem como adivinhar o que acontecerá no futuro. Sendo assim, focar na sua estratégia em detrimento das flutuações é o que o manterá atento às boas oportunidades nos momentos em que a manada corre toda para o mesmo lado.
5. Comece devagar e não cometa erros caros
Não invista em algo que você não entende, só porque os outros estão investindo ou dizendo para você investir. Investir exige dedicação, estudo e muita paciência, tanto para tomar decisões quanto para aprender com as decisões ruins e, acima de tudo, para não repeti-las.
Home da FORBES