14 de dezembro, 2022
Redação
Planeje o networking Networking bom depende de autoconhecimento. O que você pretende alcançar e o que pode oferecer aos outros? Estude os assuntos, o que eles podem render e as pessoas que podem estar lá.
Esqueça a hierarquia O receio de se aproximar de altos executivos ou de empresárias famosas pode reduzir suas chances de contatos e oportunidades.
Mapeie o ambiente Ao entrar em um lugar cheio de gente, identifique pessoas que também estão sozinhas. “Se você for com colegas, se afaste um pouco e dê espaço para conhecer gente nova e novas ideias.
Guarde o celular no bolso Ao invés de olhar no celular, cuide da sua expressão, “esboce um leve sorriso” e estabeleça contato visual com as pessoas. Você logo vai ver que alguém também está olhando e terá um motivo para se aproximar e puxar assunto.
Aproveite o cantinho do café Se aproxime da mesa do café ou dos petiscos pois todo mundo vai passar por ali.
Inove nos assuntos Compartilhe algo que você faz e que saia do padrão. Um hobby ou uma experiência que você viveu e que possa despertar interesse e incentivar as pessoas a contarem algo sobre elas.
Ouça mais, fale menos “Não precisa ‘chegar chegando’. Mostre-se interessado em ouvir, sorria, tenha uma atitude aberta. Faça algum comentário positivo, demonstrando interesse no outro.
Faça perguntas que gerem conversas A melhor abordagem para um networking de valor é focar no que você vai perguntar. Se você pergunta onde a pessoa trabalha ou o nome dela apenas, a conversa acaba ali.
Ofereça algo de valor para o outro Não existe networking sem troca. Você vai aumentar suas conexões profissionais e precisa oferecer a elas algo de valor também. Você pode oferecer uma dica útil dentro da sua especialidade, fazer um convite para um evento de interesse da pessoa.