Saúde

COMO LIDAR COM UM PARCEIRO QUE FAZ GASLIGHTING

26 de Outubro, 2022

Mark Travers

Gaslighting é uma tática manipuladora usada por pessoas para ganhar controle nos relacionamentos. Isso faz com que a vítima questione seu senso de julgamento e realidade. A seguir, veja três passos para se proteger.

1. Identifique os sinais de alerta precocemente Pesquisas sugerem que os gaslighters compartilham alguns traços de personalidade, como serem emocionalmente indisponíveis, retraídos, irresponsáveis, impulsivos, distraídos e com pouco bom senso e autoconsciência.

Sinais que precisam de atenção: • Invalidar seus sentimentos • Desvalorizar você • Negar a verdade  • Culpar você por suas ações

2. Fale e seja assertivo Depois de identificar os comportamentos abusivos, comunique-se diretamente com seu parceiro sobre como o comportamento dele afeta você. Se você não fizer isso, você pode acabar reforçando o comportamento negativo.

3. Estebeça limites e repense a relação O gaslighting repetido e agressivo pode comprometer sua segurança. Muitas vezes, os parceiros abusivos não abrem mão do poder que sentem que têm. E aí é preciso abrir mão do relacionamento.