COMO MONTAR UMA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS LUCRATIVA?
14 de fevereiro de 2025
Ana Paula Branco Alves
Com a Selic elevada a 14,25% ou mais e um cenário econômico incerto, saiba em quais ativos apostar para ter um retorno positivo.
Tudo aponta que, seguindo a tendência do ano passado, 2025 deve ser muito positivo para os investimentos em renda fixa.
Especialistas explicam que os pós-fixados oferecem baixa volatilidade e um retorno alto, enquanto os ativos ligados à inflação oferecem um prêmio atraente, principalmente para vencimentos de médio e longo prazo.
Por outro lado, a renda variável enfrenta desafios. Devido aos juros elevados, o custo para as empresas obterem dinheiro, seja por empréstimos ou emissão de ações, está mais caro, reduzindo sua lucratividade.
Como consequência, os investidores reagem negativamente, fazendo com que o preço dos ativos dessas companhias caiam no mercado de ações.
Especialistas afirmam que os cenários internos e externos voláteis junto com os juros elevados favorecem os investimentos em renda fixa.
Entre as vantagens de investir no setor em 2025, estão a segurança, a rentabilidade atraente e a diversificação.
Apesar dos obstáculos, os especialistas apontam que uma das vantagens da renda variável é o potencial de rentabilidade superior.
A renda variável apresenta oportunidades para investidores que estão dispostos a assumir mais riscos e perdas no curto prazo.
Por fim, a diversificação é importante para equilibrar a carteira e mitigar riscos.
É preciso dar importância ao seu perfil de investimento e traçar objetivos financeiros, garantindo decisões alinhadas a longo prazo.