Carreira

VAI POSTAR SUA DEMISSÃO NO LINKEDIN? VEJA O QUE FAZER

17 de março, 2023

Fernanda de Almeida

Os últimos meses foram marcados por demissões em massa. Microsoft e Google, entre tantas outras grandes empresas e startups, estão cortando seu quadro de colaboradores desde  o final de 2022.

O número de postagens “#opentowork” no LinkedIn aumentou mais de 20% em novembro em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Se você foi impactado pela onda de demissões, saiba como anunciar isso no LinkedIn da melhor forma possível.

É importante anunciar em um post breve e profissional que você está saindo da empresa e deixar claro que, agora, pode estar aberto para outras possibilidades.

Mas não vá correndo fazer textão. Espere o momento certo para esfriar a cabeça e escrever de forma profissional para não gerar o efeito contrário do que você busca.

Não é necessário dizer o motivo da demissão. Apenas em casos de demissão em massa pode ser interessante mencionar.

Construa um resumo das suas experiências em formato de bullet points, com os principais projetos que participou ou liderou e as atividades-chave que executava em seu dia a dia.

Mencione suas principais conquistas sem esquecer de pares, líderes e colegas que te apoiaram durante a sua trajetória.

Inclua fotos do seu período na empresa e palavras-chave, deixe seus contatos e, por último, revise o português.

Evite construções clichês como “fechando um ciclo” e “encarando novos desafios”. Também não é hora de lavar roupa suja, com indiretas ou uma  mensagem negativa. 

Além disso, atualize seu currículo e seu resumo no LinkedIn. Aproveite esse momento para produzir artigos para seu perfil, pôr as leituras em dia, reforçar seu networking e participar de eventos da sua área.