Saúde

COMO SER MAIS PACIENTE? PSICÓLOGO DÁ TRÊS DICAS

25 de abril de 2023

Mark Travers

Embora saibamos que as coisas boas se desenvolvem com o tempo, na prática muitas vezes lutamos para sentar e deixar que tudo se encaixe. Raiva, irritação e frustração são um trio de emoções negativas que contribui para o ciclo vicioso de desesperança e aumento da impaciência.

Aqui estão três dicas para praticar – caso sua luta seja para ficar do lado certo, claro:

1. Aceite a incerteza

Uma dura verdade para muitos aprenderem é aceitar abrir mão do controle e absorver as experiências à medida que elas surgem, já que a imprevisibilidade pode causar ansiedade e medo de perder oportunidades.

Nossa capacidade de praticar a paciência aumenta de acordo com nosso desejo de recompensa. Em outras palavras, esperar por algo que realmente importa para nós é mais fácil do que esperar por algo que ligamos menos.

2. Defina expectativas realistas

Uma pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology descobriu que as pessoas são mais otimistas em relação ao futuro do que as estatísticas podem sugerir. Esse otimismo irreal, embora motivador, pode levar a expectativas irracionais ou inatingíveis.

Gerir as expectativas ajuda a desenvolver a paciência. Por isso, esteja aberto para se adaptar se e quando necessário. Ter planos alternativos pode ajudá-lo a se adaptar a situações de mudança

3. Não se apegue à opinião dos outros

Parte da origem da capacidade de esperar sem inquietação ou pressa tem suas raízes no desenvolvimento de um estilo de apego seguro, afirma um artigo publicado na The Psychoanalytic Review. Um indivíduo inseguro e ansioso tende a buscar a garantia constante dos outros.

Pratique a autocompaixão e evite julgar sua falta de paciência às vezes. Seja curioso sobre suas próprias respostas e pergunte a si mesmo: “ Estou piorando as coisas? ” e “ O que posso fazer para tornar a situação melhor para mim e para os outros? ”

Resultados saudáveis para ser mais paciente ​​são um produto de adiar a gratificação. Trabalhar com um profissional de saúde mental especializado em autorreflexão pode te ajudar a se firmar e encontrar paz interior em momentos de grande impaciência e/ou incerteza.