11 de Abril 2023
Andressa Barbosa
O ChatGPT, chatbot de inteligência artificial criado pela OpenAI com aportes recentes da Microsoft, vem causando grande repercussão no setor de tecnologia, mas ainda assim, é utilizado em práticas simples do cotidiano.
As aplicações do ChatGPT variam de acordo com a finalidade do usuário, podendo ser utilizado na área da educação, no setor trabalhista e até mesmo no lazer. Confira as cinco principais aplicações úteis do ChatGPT.
O ChatGPT no âmbito educacional tem deixado alguns acadêmicos preocupados, pois o recurso pode ser utilizado pelos alunos sem exigir muito esforço.
Educação
De acordo com o diretor pedagógico do ensino médio da Escola Móbile, Rodrigo Mendes, a ideia de utilizar o ChatGPT é para estimular a análise crítica, a reflexão e o bom uso da ferramenta.
O ChatGPT é capaz de planejar roteiros de viagem de acordo com a geolocalização do usuário e o destino que ele deseja visitar.
Viagens
O site Euronews Travel pediu para o chatbot planejar uma viagem de duas semanas pela Europa sem limite de gastos e em poucos minutos, o ChatGPT criou um roteiro que passou pela França, Itália, Espanha, Países Baixos e Grécia.
De acordo com o gestor de projetos da MRN, empresa de mineração no norte do país, Victor Moreira, o ChatGPT pode ser utilizado para estabelecer uma comunicação efetiva alinhada com os propósitos da empresa.
Negócios
O setor de marketing já usufruiu da ferramenta para criar slogans de propagandas publicitárias, textos de divulgação com as informações mais relevantes e até mesmo respostas para elucidar os questionamentos e dúvidas dos clientes.
Comunicação
O e-commerce está antenado às novas tendências e acompanha de perto a evolução do ChatGPT e o impacto que poderá causar no mercado, podendo revolucionar a interação de compra do consumidor.
Compras
De acordo com o CEO e fundador da Yampi, empresa de soluções para e-commerce, Lucas Colette, “o ChatGPT tem se provado um fenômeno de engajamento e interação. Apesar de estar em fase experimental gratuita, a ferramenta pode otimizar a jornada de compra no e-commerce por meio da inteligência de dados.”
Home da FORBES
Acoes-Investimentos-768x512