Saúde

Criar novos hábitos é melhor do que ter metas de ano novo

4 de janeiro, 2023

Mark Travers

O ano novo traz consigo uma série de resoluções que planejamos implementar. No entanto, todos nós sabemos o quanto é difícil acompanhá-las — muitos de nós, inclusive, desistem em poucas semanas.

Mas se criarmos um sistema que transforma comportamentos desejados em comportamentos padrão, o sucesso se torna muito mais provável. A seguir estão duas razões (apoiadas pela ciência) para trocar nossa lista de resoluções para 2023 por uma lista de bons hábitos.

Em vez de perseguir uma meta surreal de perda de peso, por exemplo, considere adotar o hábito de fazer um treino leve de 20 minutos todos os dias durante os primeiros três meses do ano. Escolha algo que seja sustentável e eficaz.

1. Objetivos são grandes, hábitos são pequenos

Essa é a beleza de criar hábitos. Podemos começar com uma ação mínima viável, como caminhar todos os dias ou fazer alongamentos leves diariamente, e desenvolver progressivamente.

A ideia é incorporar um comportamento desejado em nossa lista de comportamentos padrão. Depois que a mudança é feita, podemos passar para comportamentos mais desafiadores, como ir à academia ou correr 5 km.

De acordo com um estudo da psicóloga Wendy Wood, os hábitos representam quase 40% de nossos comportamentos diários Isso representa uma oportunidade para 'automatizar' os comportamentos desejados e transformá-los em ações.

2. Metas exigem esforço, hábitos são automáticos

Criar resoluções de ano novo não é uma coisa ruim, mas precisamos fazer um trabalho melhor para dar uma chance às nossas resoluções. Construir hábitos melhores pode garantir que nossas metas e nossa autoestima permaneçam estáveis ao longo do ano.

Conclusão