Carreira

CURRÍCULO JÁ ERA. VEJA O QUE USAR NO LUGAR

29 de janeiro de 2024

William Arruda

Após décadas de reinado, o currículo tem perdido sua importância O recurso mais usado para visibilidade profissional, o seu perfil no LinkedIn, é hoje a versão digital de seu cartão de visitas.

No momento em que um currículo chega, os recrutadores já deram uma olhada na presença online do candidato e formaram suas primeiras impressões. E, entre todos os recursos do perfil do LinkedIn, a verdadeira estrela é o “Sobre”.

É onde você conta sua história. Ao contrário do currículo, não se trata apenas de fatos. É uma narrativa autêntica e precisa ser atraente para atrair as pessoas.

Agora que você conhece a importância do Sobre do LinkedIn, veja como criar um que seja cativante:

É tudo uma questão de conhecer o seu eu autêntico, o seu talento único, os seus pontos fortes. Como você traz seu melhor jogo para a mesa? Envolva-se na compreensão de sua marca.

1. Entenda sua marca

O que faz seu coração disparar? Com quais causas você se preocupa? Transforme essas causas em texto e as abra discussões relevantes que farão você ser lembrado.

2. Use suas paixões

Prêmios, conquistas, elogios, juntamente com números concretos do que você alcançou ou feitos relevantes dão às pessoas um resumo do profissional que você é.

3. Biscoito de vez em quando é ok

Quando alguém está lendo seu “Sobre”, só consegue ver as duas ou três primeiras linhas, que precisam ser interessantes o suficiente para fazer o leitor clicar em “ver mais”.

4. Comece com impacto

Não é apenas o que você diz, é como você diz. Seja corajoso o suficiente para ser autêntico e se sobressaia. Misture o pessoal com o profissional. Inclua cerca de 70-80% de conteúdo profissional e 20-30% de conteúdo pessoal.

5. Faça sua voz brilhar

Peça às pessoas em quem você confia – colegas, mentores e amigos – que compartilhem seus posts. Incorpore os feedbacks e melhore seu Sobre periodicamente. Seu “Sobre” evolui assim como você, seus objetivos mudam e o cenário mudam.

6. Busque feedback