Money

Do Ópio a Trump: Relembre as Maiores Guerras Comerciais do Mundo

18 de fevereiro de 2025

Karina Merli

Donald Trump vem causando mal estar na política internacional com a elevação ou estabelecimento de taxas de importação para produtos exportados pelos EUA.

Essa não é a primeira vez que o mundo precisa lidar com um conflito tarifário do gênero. A Forbes Brasil relembra algumas das maiores guerras comerciais da história.

Entre 1839 e 1856, China e Reino Unido foram às vias de fato. O motivo foi a comercialização ilegal do ópio, droga derivada da flor de papoula e com efeito analgésico, por parte da Inglaterra.

#1 Guerras do Ópio

Em 1932, após a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, e na tentativa de salvar sua economia, os Estados Unidos passaram a adotar diversas políticas protecionistas.

#2 Grande Depressão

Durante a Guerra Yom Kippur, que opôs Israel ao Egito e Síria em 1973, o apoio dos Estados Unidos ao país judeu culminou em um embargo petrolífero aos americanos e outros apoiadores, como Holanda, Portugal e África do Sul.

#3 Primeiro Choque do Petróleo

A disputa comercial travada por Brasil e Estados Unidos a respeito da importação do suco de laranja começou em 2005. Na visão dos EUA, o suco brasileiro era favorecido por dumping, o que explicaria o seu custo de produção inferior ao do americano.

#4 Guerra do Suco de Laranja

Em 2018, no primeiro mandato de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, o aço e o alumínio vindos de outros países também foram taxados em 25% e 10%, respectivamente.

#5 Guerra comercial EUA-China

Como Escolher o Perfume Ideal para Dias Quentes? Especialistas Dão Dicas

O Que se Come na Primeira Classe das Companhias Aéreas de Luxo