Life

ESPUMANTES NACIONAIS PARA O ANO NOVO

27 de dezembro, 2022

Giovanna Simonetti 

A taça de espumante borbulhante é o símbolo da virada do ano, por isso o brinde deve ser especial. As sommelières Gabrielli Fleming e Daniela Bravin foram convidadas pela Forbes para selecionar seus cinco espumantes nacionais favoritos para o Ano Novo. Confira a seguir.

O espumante da vinícola Era dos Ventos, na Serra Gaúcha, é feito com uvas brancas maceradas com cascas – neste caso, a uva Peverella. É uma bebida “extremamente complexa e fresca”, com leves notas amendoadas e um fundo resinoso pelo aporte da barrica de ipê.

Peverella Era dos Ventos

Também do produtor Zanini, mas em uma versão mais clássica, aqui são usadas uvas do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.  A bebida fica 24 meses em contato com as borras, resultando em um espumante “bem sério e didático”.

LH Zanini 2020 Vallontano

A Vinhas do Tempo é uma pequena vinícola gaúcha que faz espumantes naturais com um método de fermentação única, finalizada dentro da garrafa. Neste rótulo "super fresco e de fruta suculenta", as uvas são de Encruzilhada do Sul e vinificadas em Monte Belo do Sul.

Petulante Natural 2022 Vinhas do Tempo

Vinícola familiar no Rio Grande do Sul, a Viapiana produz este rótulo pelo mesmo método do champagne. Ele passa 218 dias com as leveduras e traz as castas Pinot Noir, Riesling Itálico e Viognier. “É um espumante de excelente corpo, textura e cremosidade."

Viapiana Brut Rosé Champenoise 218 dias

O espumante da vinícola gaúcha, na Serra do Sudeste, não passa pelo processo de retirada das leveduras. Por isso é bastante puro e rico, por conta dessa presença; escolta belissimamente bacalhau em diversos preparos.

Espumante Hermann Lírica Crua