Saúde

Mpox: conheça os sintomas e saiba como se proteger

Robert Hart

21 de agosto de 2024

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, como emergência de saúde pública global na última quarta-feira (14).

A designação de emergência ocorre em meio à crescente preocupação sobre a disseminação rápida e descontrolada de uma cepa preocupante de mpox, que é mais letal do que a versão do vírus responsável pelo surto global de 2022.

Os sintomas incluem febre, gânglios linfáticos inchados, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, apatia e erupção cutânea característica.

As lesões também podem ser encontradas na garganta, boca, vagina, no reto, reto ou nos olhos.

A doença ocorre após a infecção pelo vírus da varíola dos macacos, geralmente por meio de contato próximo com humanos infectados, animais ou materiais contaminados, como roupas de cama.

Para reduzir o risco de infecção, limite o contato com pessoas com suspeita ou diagnosticadas com mpox. 

A doença é normalmente leve, mas pode matar. Crianças pequenas e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos são especialmente vulneráveis.

Os tratamentos específicos para a infecção são limitados e em grande parte não testados, especialmente em infecções por mpox clade I, e os hospitais são principalmente restritos a fornecer cuidados de suporte nos piores casos.