Saúde

Musculação ou aeróbico: quanto fazer de cada?

26 de Outubro, 2022

Flavio Settanni

O personal trainer e empresário  Flavio Settanni desenvolveu seu próprio método de treinamento e lidera a academia SETT. Confira suas dicas sobre aeróbico e musculação.

Até os 20 anos de vida, o corpo está em acelerada fase de crescimento e renovação constante de todos os tecidos. Nesta fase, as atividades aeróbicas são as mais recomendadas. 

Não é proibido fazer musculação, mas limite essa atividade a 20% do tempo total disponível.

Entre os 20 e 30 anos, torna-se importante aumentar a presença dos exercícios de musculação e força no programa, para corrigir possíveis desequilíbrios musculares e posturais.

Os aeróbicos continuam importantes para melhorar o condicionamento e principalmente para criar uma rede capilar auxiliar que irá atuar de maneira preventiva ao longo da vida. 

A partir dos 30 anos a tendência é de perda de massa muscular e aí a musculação ganha uma importância maior. Nesta fase, a proporção deve ser 60% de aeróbicos x 40% de musculação.

Entre os 40 e 50 anos se inicia a fase em que musculação e aeróbico devem estar em equilíbrio, tanto para a manutenção da massa muscular quanto para o condicionamento cardiovascular. 

A partir dos 50 anos, a proporção começa a se inverter e a musculação ganha cada vez mais destaque no programa, por motivos funcionais e metabólicos, além dos estéticos, claro.

E o mais importante é sempre lembrar que o corpo humano é a moradia da sua alma e espírito, cuidar bem dele não só te deixará mais feliz e saudável, mas mostra respeito por você mesmo.