23 de Junho de 2023
André Aguiar
Durante a WWDC23, a Apple apresentou o Apple Vision Pro, seu óculos de realidade aumentada, e entrou de vez para o disputado mercado de dispositivos imersivos.
O gadget permite ao usuário controlá-lo com os olhos, voz ou mãos, além de possuir integração completa com o iPhone, Mac e iCloud. Isso permite a visualização de aplicativos e interfaces como se estivessem no ambiente do usuário.
Com um display 4K, utilizando a tecnologia microLED, que oferece 23 milhões de pixels, o Vision Pro é equipado com o chip M2, já conhecido nos Macs, e o novo R2.
O modelo será vendido pela Apple a partir de 2024, com um preço de US$ 3.499 — aproximadamente R$ 17 mil.
Apesar da euforia com a chegada da dona do iPhone a esse ecossistema, existem várias outras marcas que já vêm investindo e aprimorando seus modelos.
O Meta Quest Pro começou a ser vendido em 25 de outubro de 2022 e é o mais avançado headset de realidade virtual da Meta.
Meta Quest Pro
A aposta da sul-coreana é o HMD Odyssey, com duas telas AMOLED de 3,5 polegadas, fone de ouvido embutido com áudio 360º, dois controles de movimento, visão de 110º e compatibilidade com o Windows Mixed Reality.
Samsung HMD Odyssey
Exclusivo para os consoles da Sony, o PlayStation VR possui uma tela OLED de 5,7 polegadas de 120 FPS, entrada de áudio 3,5 mm para fone de ouvido, microfone integrado, visão de 360º e processamento de áudio 3D.
PlayStation VR2
Projetado para uso empresarial, o Vive Focus 3 possui uma resolução 5K, um campo de visão de 120º, taxa de atualização de 90Hz e áudio espacial 3D imersivo.
HTC Vive Focus 3
A Microsoft também está na corrida da realidade virtual com o Hololens, que trabalha com hologramas e tem seu hardware voltado inteiramente para interpretar gestos e vozes. O Hololens tem preço sugerido de US$ 4.500.
Hololens
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