29 de maio de 2023
Redação
Durante momentos difíceis e desafiadores, as normas sociais induzem a esconder as verdadeiras emoções por trás da fachada da positividade.
Embora a positividade possa ser uma ferramenta útil para superar certos contratempos, fingir ser feliz constantemente pode causar sérios danos à saúde mental.
Veja a seguir 3 perigos de fingir estar feliz e positivo o tempo todo, segundo especialistas:
#1. Suprime emoções reais Estudo publicado no Academy of Management Journal descobriu que pessoas que tentaram fingir emoções positivas relataram piora do estado emocional. Sorrir para manter uma fachada é autoengano e apenas adia o inevitável.
#2. Leva a crenças irreais Um artigo publicado no Journal of Experimental Social Psychology descobriu que sorrir com frequência pode, na verdade, ter um efeito negativo a longo prazo.
Afirmações que não estão alinhadas com os valores internos de alguém podem levar a resistência adicional, criando complacência e reduzindo a responsabilidade pela própria felicidade.
#3. Dá uma impressão falsa Na busca por convencer a si mesmo de sua felicidade, você transmite a mesma impressão para entes queridos. Uma apresentação honesta volta à necessidade do indivíduo por apoio social.
Conclusão Fingir felicidade e positividade pode levar a uma distorção do verdadeiro estado emocional e, consequentemente, atrapalhar o tratamento adequado.
Home da FORBES
Divulgação