Carreira

as Profissões que Mais Crescem e as que Perderão Espaço até 2030

Redação

09 de janeiro de 2024

Até 2030, estima-se um aumento líquido de 78 milhões de empregos globalmente, com 170 milhões de novas funções criadas e 92 milhões eliminadas.

As profissões de linha de frente e setores essenciais, como cuidados, educação e construção, devem apresentar o maior crescimento de vagas nos próximos anos.

Avanços em IA, robótica e energia renovável aumentam a demanda por especialistas, enquanto tornam obsoletas funções como caixas, assistentes administrativos e designers gráficos.

O mercado de trabalho passa por transformações rápidas, impulsionadas por avanços tecnológicos, mudanças demográficas e pressões econômicas.

A lacuna de habilidades, gerada por mudanças aceleradas, é o principal desafio para mais de 60% das empresas. Cerca de 40% das competências exigidas hoje devem mudar nos próximos anos.

59% da força de trabalho global precisará de requalificação ou aprimoramento de habilidades até 2030. No entanto, 11% (mais de 120 milhões de profissionais) provavelmente não receberão essa formação.

Habilidades tecnológicas em IA, big data e cibersegurança serão cada vez mais demandadas, combinadas com soft skills como criatividade, resiliência, flexibilidade e agilidade.

O Principal Erro dos Pais Ao Criar os Filhos, Segundo Psicoterapeuta

Vantagens e Desvantagens de Comprar Imóveis em Leilão