Mulher

Quem é a CEO da Bluesky, alternativa ao X (Twitter) 

Redação

03 de setembro de 2024

A americana Jay Graber é a CEO da Bluesky, rede social criada por Jack Dorsey, cofundador do Twitter, e uma das principais alternativas ao X, suspenso no Brasil na última sexta-feira (30).

Como Jay Graber se tornou CEO da Bluesky?  No final de 2021, Parag Agrawal, prestes a se tornar CEO do Twitter, ofereceu um emprego para Graber liderar uma startup chamada Bluesky, criada pelo cofundador do Twitter, Jack Dorsey.

 Ela aceitou o papel principal com uma condição: a Bluesky seria legalmente independente do Twitter.

A trajetória de Graber: Graber nasceu em Tulsa, nos EUA, em 1991. Ela entrou na faculdade em 2009 e se formou em ciência, tecnologia e sociedade na Universidade da Pensilvânia.

Depois de se formar, em 2015, seus interesses a levaram a um emprego como engenheira de software na empresa de supply chain SkuChain.  Depois, foi trabalhar em uma cidade no leste de Washington chamada Moses Lake, soldando equipamentos de mineração de bitcoin.

Em 2016, o executivo americano Zooko Wilcox a contratou como desenvolvedora júnior para ajudar a construir sua criptomoeda zcash, que seria lançada em breve.  Sua porta de entrada para as redes sociais foi em março de 2019, quando ela fundou a Happening Inc. 

Antes do fim de 2019, Dorsey anunciou que planejava criar uma equipe para desenvolver o que ele chamou de “um padrão descentralizado para as redes sociais”.  A Bluesky poderia reduzir a desinformação em plataformas, dando as mídias diferentes a capacidade de competir em diferentes aspectos.