7 de janeiro de 2024
Mariana Krunfli
Fernanda Torres fez história ao vencer a categoria de Melhor Atriz em Filme Dramático no Globo de Ouro 2025. Mas antes da fama nacional e internacional, a atriz construiu uma jornada profissional de mais de 40 anos, passando pelo teatro, cinema, TV e literatura.
Relembre, a seguir, a trajetória de carreira de Fernanda Torres
Aos 13 anos, Fernanda Torres já estudava no Tablado, tradicional escola de atores do Rio de Janeiro, e estreava como atriz em sua primeira peça, “Um Tango Argentino”, de Maria Clara Machado.
Aos 14 anos, atuou na TV Globo com a série “Aplauso”, e, aos 15, conseguiu um papel na novela “Baila Comigo.”
A estreia no cinema veio em 1983, aos 18 anos, com o filme “Inocência”.
Com apenas 20 anos, ela fez história no Festival de Cannes ao conquistar a Palma de Ouro inédita para o Brasil na categoria de Melhor Atriz. A artista levou o prêmio pela atuação no filme “Eu Sei Que Vou te Amar”, de Arnaldo Jabor.
Em 2001, Fernanda Torres catapultou sua fama nacional com a série cômica “Os Normais". O sucesso da produção rendeu mais dois longas com o elenco, “Os Normais - O Filme” e “Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas".
Em 2011, Fernanda Torres estreou como a personagem Fátima em “Tapas & Beijos”, ao lado de Andréa Beltrão. A dupla icônica conquistou um sucesso atemporal entre o público.
Torres também mergulhou na escrita. Só na literatura, foram três livros publicados. Seu primeiro romance, “Fim”, venceu o Prêmio Jabuti e foi adaptado pela própria atriz para uma minissérie de 10 capítulos.
Nos últimos dois anos, a atriz teve uma guinada na carreira com o drama “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. Após o Globo de Ouro, a atriz pode ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz.