Carreira

Foi demitido? Saiba como usar o networking para se recolocar

11 de abril de 2023

Fernanda de Almeida

Se você busca um novo emprego para se recolocar após a demissão, precisa fortalecer seu networking. Afinal, cerca de 70% das vagas são preenchidas por meio de indicações.

Por isso, confira as melhores práticas para vencer a timidez, acionar – ou ampliar – sua rede e aumentar a sua chance de se recolocar após uma demissão.

1- Reflita sobre o futuro. É preciso saber exatamente o que você quer e dizer isso para as pessoas para que você seja lembrado quando surgir uma oportunidade.

2- Desenvolva sua rede de contatos. O ideal é construir sua rede durante toda a carreira e conversar com muitas pessoas, mesmo que não estejam diretamente ligadas à sua área.

“O momento ideal para cultivar sua rede de relacionamentos é quando você está posicionado no mercado”, explica o executivo Luiz Biagiotti.

3- Quando já tiver processado a demissão e os motivos dela, acesse sua rede profissional. Busque pessoas com quem você já trabalhou e com quem teve boas experiências.

“Faça um levantamento de todos os seus contatos que podem te levar ao seu objetivo, mesmo os que não tenham sido formados em contextos de trabalho”, explica a coach Renata Mendonça.

4- Utilize o Linkedin. Atualize seu perfil e informe sua rede de sua disponibilidade utilizando o selo #opentowork e fazendo postagens.

Faça uma retrospectiva profissional conectada com sua expectativa de recolocação. Seja breve, evite clichês e, para reforçar seu networking, cite colegas que te apoiaram.

5- Aborde também recrutadores. Por meio do LinkedIn, é possível contatar funcionários de empresas em que você gostaria de trabalhar e que podem te encaminhar para as áreas corretas.

6- Tenha na ponta da língua seu elevator pitch – uma apresentação clara e sucinta. Seu discurso deve explicar quem você é, o que está procurando e o que pode oferecer.

“Muitos só se lembram do networking quando precisam e isso é um erro. Devemos investir tempo e esforço nos relacionamentos diariamente”, diz Marienne Coutinho, sócia da KPMG.