11 de setembro de 2023
Jack Kelly
Há momentos na carreira de qualquer profissional em que tudo parece estar emperrado. Você pode ter feito tudo certo para ter sucesso, mas não consegue mais crescer.
Os motivos podem ser diversos, como uma empresa com menos oportunidades ou simplesmente a estagnação trazida pela crise. Mas o problema também pode vir das suas barreiras psicológicas internas.
Essas barreiras podem ser: falta de autoconfiança, medos sem base na realidade, ideias negativas recorrentes, preocupações a idade, medo do fracasso ou de não ter as habilidades certas para conseguir o que almeja.
Veja como combater a estagnação e voltar a evoluir na carreira:
1. Combata o medo de falhar
Ter medo irracional de falhar, do desconhecido ou de mudanças repentinas podem inibir você de tomar decisões para seguir em frente e gerar sentimentos de ansiedade e insegurança.
Acreditar que você está velho demais para mudar de carreira ou para buscar novas oportunidades e sentir que não possui as habilidades necessárias para buscar algo novo pode impedi-lo de agir.
2. Agora é o momento de agir
Pode ser intimidador, mas comece imediatamente o redirecionamento de sua carreira e decida o que você quer fazer. Anote o que você deseja alcançar e os passos que você precisa tomar para conseguir o que quer.
Busque saber o que seu empregador tem em mente para o seu desenvolvimento dentro da organização. Peça tarefas e responsabilidades que podem acelerar sua carreira ou uma promoção, por exemplo.
Se o seu empregador não estiver em sintonia com seus desejos, comece a procurar um novo emprego. Para fazer isso, profissionais de recolocação podem ajudar. Faça um currículo inteligente e invista em seu perfil no LinkedIn.
3. Mude sua mentalidade em relação à carreira
Em vez de insistir nos pontos negativos, concentre-se em seus pontos fortes. Olhe para as realizações e vitórias passadas, principalmente quando estiver duvidando de si mesmo.
A ciência já mostrou que usar afirmações positivas fazem com que a gente se sinta melhor e tenha mais controle sobre o destino. Se precisar de ajuda para identificar seus sentimentos, fale com mentores, psicólogos, familiares, amigos ou colegas de trabalho.
Você precisa se concentrar em sua saúde mental, emocional, física e emocional nesses períodos. Lembre-se de quando você superou obstáculos para se lembrar de que perseverou diante de grandes dificuldades.