02 de Fevereiro, 2023
Robert Hart
"The Last of Us", adaptação para a TV do game de mesmo nome, se passa após uma devastadora pandemia de fungos destruir a maior parte da humanidade.
A série de nove episódios, estrelada por Bella Ramsey como Ellie e Pedro Pascal como Joel, é uma adaptação da série de jogos de mesmo nome. O primeiro jogo, lançado em 2013 pelo estúdio Naughty Dog, é um dos jogos mais bem recebidos pela crítica.
A infecção cerebral que acomete os humanos na história, segundo especialistas, é inspirada por um conjunto muito real de fungos que podem sequestrar seus hospedeiros e transformá-los em zumbis.
São fungos apelidados de “fungos zumbis”, que atacam insetos e crescem no corpo do hospedeiro – em alguns casos, eles podem controlar com precisão o comportamento do hospedeiro para espalhar a infecção.
David Hughes, professor de segurança alimentar na Penn State, chefe da PlantVillage e especialista em fungos zumbis, disse à Forbes que “não é tão fantasioso” imaginar uma infecção passando para os humanos.
Mas um fungo simplesmente não teria as “ferramentas para manipular nossos cérebros”, explicou Charissa De Bekker, especialista em fungos parasitas e professora assistente da Universidade de Utrecht, na Holanda.
Apesar de elogiarem a maneira como "The Last of Us" retrata os fungos parasitas nos jogos e no programa, os especialistas destacaram várias áreas em que a ficção se afastou da realidade.
João Araújo, pesquisador em micologia no Jardim Botânico de Nova York, disse que é uma “pena” que os esporos de fungos tenham sido removidos da série, uma decisão dos produtores para evitar que os atores usassem máscaras de gás obstrutivas em cena
Um jogo multiplayer de "Last of Us" está em andamento, confirmou a Naughty Dog, e mais detalhes são esperados em 2023. Atualmente, os detalhes são escassos, embora uma pequena quantidade de arte conceitual tenha sido lançada.
Home da FORBES